Advocacia-Geral da União reforça o grupo de órgãos e ministérios que pretendem realizar concurso em breve. Nesse pedido, há 2.100 vagas para analista técnico administrativo e 200 para analista em TI.
Antes mesmo do fim do prazo estabelecido para que os órgãos públicos da esfera federal – em 31 de maio – a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou um pedido de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para preencher um total de 2.300 vagas, distribuídas em duas carreiras:
- 2.100 vagas para analista técnico administrativo;
- 200 vagas para analista em Tecnologia da Informação.
Para concorrer essas vagas, os futuros candidatos precisam ter nível superior completo, sendo que o primeiro permite inscrição por aqueles graduados em qualquer área de graduação, enquanto a segunda carreira exige nível superior na área de TI.
Ao fazer esse pedido ao Governo Federal, a instituição que representa a União judicial e extrajudicialmente justifica que a "solicitação visa ao fortalecimento da estrutura do quadro de profissionais técnico-administrativos da AGU para atuação na área meio".
A AGU se junta a muitos outros órgãos federais, agências reguladoras e ministérios que manifestaram interesse em realizar novos concursos públicos até o último dia 31 de maio. Esses pedidos serão incorporados ao Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 que o Poder Executivo irá enviar ao Congresso Nacional para que ele seja votado e analisado pelos deputados e senadores.
É possível que alguns desses pedidos sejam autorizados ainda este ano, pois há a promessa de haverem pacotes de autorização a serem divulgados pelo Ministério da Gestão até o fim de 2023.
Relembre quando aconteceu o último concurso para a área de apoio
A Advocacia-Geral da União não realiza novas contratações para cargos que atuam na área de apoio desde 2018, quando teve edital publicado com um total de 100 vagas imediatas distribuídas nos cargos de:
- Administrador (48 vagas);
- Analista técnico-administrativo (dez);
- Arquivista (duas);
- Bibliotecário (uma);
- Contador (32);
- Técnico em assuntos educacionais (duas);
- Técnico em Comunicação Social (cinco).
A remuneração concedida na época para esses cargos era de R$6.203,34. É bem provável valor esteja maior neste ano, com o recente reajuste salarial de 9% concedido aos servidores público federais, aprovado no Legislativo e sancionado pelo Presidente da República.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas elaboradas e aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), tendo que responder a um total de 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Lógico, cinco de Noções de Informática, dez de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos.
O concurso AGU 2018 havia sido homologado em 6 de agosto de 2019. O prazo de validade do certame ficou congelado durante a fase crítica da pandemia da Covid 19 e só chegou ao seu fim no último dia 18 de maio.
Antes disso, no dia 16, a AGU recebeu a autorização para poder contratar mais 12 aprovados na seleção de 2018 para os seguintes cargos: administrador (cinco), analista técnico-administrativo (três), contador (um), técnico em comunicação social (um), técnico em assuntos educacionais (um) e arquivista (um). Sem nenhum concurso em validade, a AGU está livre para ter um novo edital na praça.




