TAF Polícia Civil RJ: saiba como funciona e como se preparar

Aprenda a se preparar para o TAF, uma das etapas eliminatórias do Concurso PC-RJ.

Quando falamos em preparação para concursos públicos, a primeira coisa que vem à cabeça é estudar e dominar o máximo de conteúdo possível. Sem dúvidas, esta é uma parte essencial para conseguir um bom desempenho em qualquer concurso público. Entretanto, principalmente nos concursos para a área de segurança pública, como é o caso do concurso da Polícia Civil, há outra etapa tão importante quanto a prova objetiva, e a qual muita gente não dá a devida importância. Estamos falando do Teste de Aptidão Física (TAF).

Muito comum em carreiras policiais como as da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), e em concurso para cargos como guarda municipal, por exemplo, o Teste de Aptidão Física (TAF) consiste em uma série de exercícios, como abdominais, flexões, barra e corrida. O objetivo do teste é avaliar a capacidade física do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo ao qual está concorrendo.

TAF no Último Concurso PC-RJ

Uma das seleções mais aguardadas do momento, o Concurso PC-RJ, que está para ser publicado assim que a pandemia do novo coronavírus for controlada, tem como uma de suas etapas, o TAF. Logo, na hora de se preparar para os cargos de Delegado, InvestigadorInspetorAuxiliar ou Técnico de Necropsia, o candidato não pode, de maneira alguma, esquecer-se da preparação física. Isso seria jogar fora os meses dedicados aos estudos.

E acredite: infelizmente, já vimos muito concurseiro perder a tão sonhada vaga, mesmo tendo conquistado uma excelente pontuação na prova objetiva. Isso acontece, justamente, por não darem a devida importância à preparação para o teste físico. Para você ter uma ideia, cerca de 40% dos candidatos são reprovados na etapa do TAF.

O TAF possui algumas diferenças entre os exercícios cobrados para o sexo masculino e feminino. Confira os exercícios cobrados para homens e mulheres como no último edital da PC-RJ, para o cargo de inspetor (2012):

Para candidatos do sexo feminino:

1 - Flexão abdominal - mínimo de 25 repetições

Tempo máximo para executar: 1 minuto

2 - Flexão de cúbitos (braços) - 20 repetições

Tempo máximo para executar: 1 minuto

4 - Corrida de Velocidade - 100 metros

Tempo máximo para executar: 22 segundos

5 - Corrida de resistência - 2.000 metros

Tempo máximo para executar: 12 minutos

Para candidatos do sexo masculino:

1 - Flexão abdominal - mínimo de 30 repetições

Tempo máximo para executar: 1 minuto Flexão de cúbitos (braços) à 30 repetições à Tempo máximo para executar: 1 minuto

2 - Corrida de Velocidade - 100 metros

Tempo máximo para executar: 20 segundos

3 - Corrida de resistência - 2.400 metros

Tempo máximo para executar: 12 minutos

Dicas para o TAF do Concurso PC-RJ

Para evitar que você seja mais um dos que caem na “armadilha” do TAF, separamos aqui algumas dicas de preparação para o teste. Confira!

Inicie agora mesmo o seu treino

Não esqueça: o TAF é uma etapa eliminatória. Portanto, tão importante quanto estudar é iniciar sua preparação física. Não espere vir à aprovação nas provas objetivas, para só depois iniciar o treinamento físico.

Use os editais anteriores como base para seu treinamento. Afinal, a exigência no TAF de um ano para outro não costuma ser muito diferente.

Respeite os limites do seu corpo

Não é por acaso que esta é a primeira dica. Respeitar os limites do corpo deve ser o primeiro passo de qualquer preparação física. Conheça seu próprio corpo e adeque o treinamento às suas características. Pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar exercícios físicos, certamente terão mais dificuldades no início para atingir as marcas necessárias para aprovação no concurso.

Neste caso, não fique ansioso para atingir o objetivo final. Crie pequenas metas e vá aumentando aos poucos. Por isso é importante começar a preparação com meses de antecedência: para dar tempo de o corpo ir se adaptando a nova rotina de treinos.

A carga de exercícios é intensa. Afinal, os candidatos devem comprovar a capacidade de um agente federal de polícia, que pode ter que enfrentar todo tipo de situação em seu dia a dia.

Busque ajuda de um profissional capacitado

É aconselhável buscar a ajuda de um profissional de Educação Física especializado na preparação para este tipo de seleção. Ele te indicará não só os tipos de exercícios para fazer e a intensidade dos treinos, como também a forma correta de fazer as atividades, de modo a não causar lesões ou desgastes desnecessários e que poderiam colocar tudo a perder. Alguns profissionais, inclusive, dão orientações online.

Tenha atenção a sua alimentação

Não só de exercício é feita a preparação para o TAF. Um ponto muito importante e que pode fazer toda a diferença na sua preparação, é a alimentação. Se você já tem uma alimentação regrada e saudável, ótimo! Mas se este não for o seu caso, é melhor se atentar ao que você come. Uma alimentação adequada pode melhorar e muito sua rotina de exercícios.

Alguns alimentos específicos podem ajudar nos treinos, prevenindo problemas musculares, como, por exemplo, o gengibre e o alho (anti-inflamatórios) ou peixes e farinha de linhaça (antioxidantes).

Mas, se possível, o ideal é procurar por ajuda profissional, no caso um nutricionista, para elaborar uma reeducação alimentar.

Durma bem e crie uma rotina de sono

Outra dica fundamental no processo de preparação para o TAF é ter uma rotina de sono. Ter uma rotina de sono regular, com as horas de duração necessárias, e sem interrupções é mais importante para o bom funcionamento do seu corpo do que você imagina.

A média são 8 horas diárias de sono por noite, mas cada pessoa tem uma necessidade.  Então, procure observar o tempo ideal de sono para você acordar revigorado e tente dormir sempre esse mesmo tempo. Principalmente nas semanas anteriores ao Teste de Aptidão Física. Seu corpo precisa não só de preparo, mas também de energia para aguentar as avaliações.

Use o peso do próprio corpo

Como são exercícios que exigem resistência, o candidato deve focar em treinamentos que usem o peso do próprio corpo.

Adapte o que tem em casa

Considerando que muitas academias ainda se encontram fechadas, a preparação física pode ficar ainda mais complicada. Mas isso não é desculpa para você não treinar.

Então, veja como você pode se preparar para o TAF, mesmo sem sair de casa: como já dissemos, usar o peso do próprio corpo é uma ótima maneira para se exercitar. Você pode ainda: baixar aplicativos de exercícios físicos; e, se não tem equipamentos, adaptar o que tem em casa (garrafas de água no lugar de halter; sacos de arroz no lugar de caneleiras e por aí vai); se mora em prédio, use as escadas; faça abdominais e flexões; ande no quintal, terraço, estacionamento ou dentro de casa; pule corda. Enfim, use sua criatividade! Só não fique parado!

Busque a excelência durante a execução de cada exercício

Lembre-se: no dia do TAF você estará sendo avaliado. E exercícios executados erroneamente não são contabilizados. Sendo assim, atente-se aos detalhes e treine para dar o seu melhor!

Colocando essas dicas em prática você, certamente, vai chegar muito mais bem preparado no dia do teste físico!

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Publicado: 30 de June de 2020