Concursos RJ: detalhes sobre as seleções de nível médio previstas para 2021

Degase, Faetec, Polícia Militar, são alguns dos órgãos estaduais que prometem dar oportunidades de trabalho a milhares de cidadãos fluminenses em 2021.

A pandemia do novo Coronavírus agravou uma problema existente a anos em todo o território nacional: o desemprego. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de junho, a taxa oficial de desemprego no Brasil foi de 12,9% entre os meses de março a maio, representando um aumento de 1,2% em comparação com o período entre dezembro de 2019 a fevereiro deste ano, que foi de (11,6%).

Isso significa que no trimestre encerrado em maio deste ano 12,7 milhões de brasileiros estavam sem emprego. Esse cenário não deve ser muito diferente no Estado do Rio de Janeiro, o segundo mais rico e populoso do país, onde há muita desigualdade socioeconômica entre os habitantes e enfrenta uma crise financeira gravíssima desde 2014.

Uma alternativa que possibilitará ao indivíduo ter uma ocupação compatível com a sua formação escolar e acadêmica e que garanta a estabilidade é o concurso público. Evidente que os processos seletivos também sofreram atrasos e suspensos em função da atual crise sanitária; mesmo assim, não deixa de ser uma oportunidade de ouro para quem se interessar e se dedicar dia após dia para obtê-la.

Para 2021, alguns órgãos estaduais, de diversas áreas, estão com perspectiva de abrir novas vagas para quem possui nível médio de escolaridade. Confira quais são eles:

Polícia Militar

A Pmerj planeja realiza dois concursos públicos: o primeiro, para a contratação de 2 mil novos soldados. De acordo com o secretário da corporação, Coronel Rogério Figueiredo, o Governo Estadual planeja realizar concursos com oferta anual de 2 mil vagas, dando mais oportunidades para quem sonha seguir esse ofício e reforçando o efetivo de policiais militares, a fim de assegurar a proteção à vida e o direito de ir e vir da população.  

O segundo concurso é para a área da saúde da Pmerj, com oferta total de 67 vagas, dessas, 27 irão para o cargo de técnico de enfermagem. Ambos podem ocorrer ainda este ano.

Departamento Geral de Ações Socioeducativas

O Concurso Degase é esperado desde o ano passado e nada do edital com 332 vagas de agente socioeducativo sair. Com preparativos em andamento e banca organizadora já definida (Fundação Ceperj), espera-se que o edital possa ser lançado até o fim do ano, com as provas podendo acontecer no próximo ano. Até por que, o Degase necessita muito realizar uma nova seleção para suprir as 657 vacâncias atualmente registradas.

Secretaria Estadual de Educação (Seeduc)

O concurso nesse órgão está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. A seleção foi autorizada lá em 2018. A Fundação Ceperj havia sido a organizadora, porém, em abril de 2019, desistiu de realizar o concurso e optou por contratar professores em esquema de hora extra, sem resolver, contudo, o grave déficit de profissionais na secretaria.       

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro

O concurso da Faetec, com oferta de vagas prevista para agente administrativo também está previsto na LDO 2021 e apresenta ainda uma reserva técnica no Plano Plurianual de 2020 a 2023.

Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro

Também consta em um parecer prévio da LDO 2021 a realização de uma nova seleção para o DETRO-RJ. Caso venha ser aberta, há grandes chances de abrir vagas ainda não quantificadas para cargos de nível médio.  

Fale agora com um consultor!

Publicado: 31 de July de 2020