Concurso Uerj: em Português, foco na revisão e exercícios

Na reta final de preparação para as provas, candidatos a assistente da Uerj devem priorizar a revisão dos conteúdos de português e responder o maior número de questões.  

Faltando menos de um mês para a aplicação das provas objetivas, os candidatos do concurso para assistente administrativo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) devem intensificar ao máximo a preparação. E a disciplina de Língua Portuguesa, que via de regra é a que mais reprova nos certames, precisa receber uma atenção especial por parte dos concorrentes.

Para a professora Nívia Xavier, que leciona essa matéria na Degrau Cultural, os candidatos do concurso da Uerj devem agora focar nas revisões dos conteúdos e realizar o máximo de questões que puderem:

“Os candidatos devem resolver o máximo de questões possíveis e observar quais são os erros ainda cometidos. A partir disso, intensificar a revisão para que tais erros sejam sanados e não os prejudique na feitura da prova. Assim, o aproveitamento será muito satisfatório”, afirmou.

Mas o que se pode esperar de uma prova de Língua Portuguesa elaborada pelo Dsea, que não tem um histórico de realizar concursos, apenas os vestibulares da Uerj? A professora Nívia Xavier espera que a avaliação siga o padrão dos exames para ingresso de alunos na universidade.

“Se o perfil do vestibular for seguido pelo Dsea, podemos esperar uma prova voltada mais para o lado interpretativo que gramatical. Entretanto, por ser uma banca nova nesse segmento, pode acontecer de tudo”.  

Nívia Xavier acredita que interpretação/compreensão de texto, tipologia textual, métodos de argumentação, formas de articulação de ideias, coesão e coerência textual, uso do verbo e elementos textuais sejam os conteúdos mais cobrados na prova para assistente administrativo da Uerj.

Segundo a professora, ao treinar por meio de questões, os candidatos devem utilizar provas do vestibular da Uerj, bem como do Cepuerj, que também é uma banca organizadora de concursos da Uerj e que ficou à frente da última seleção para assistente administrativo, em 2010. “Outra boa banca para treino é a Ceperj, cujo perfil é parecido com a Cepuerj”, finalizou.

Na próxima terça-feira, dia 28, o Dsea vai liberar o acesso aos Cartões Confirmação de Inscrição (CCI), que trazem o horário e os locais da prova objetiva e redação, inicialmente marcadas para o dia 17 de outubro. Eventuais correções deverão ser feitas até o dia 30 de setembro, por meio do e-mail <[email protected]>.

Valendo 60 pontos, a prova objetiva será composta por 15 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Informática, Matemática/Raciocínio Lógico e Legislação. Já a redação, que valerá 40 pontos, consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 30 linhas.

O concurso para assistente administrativo da Uerj reúne 15.919 candidatos na disputa por 20 vagas. O cargo exige o nível médio e tem remuneração inicial de R$3.200.

Serviço Cartão: www.vestibular.uerj.br/

Fale agora com um consultor!

Publicado: 22 de September de 2021