Concurso TJ-RJ 2020: confira dicas de especialistas para a prova de Direito Processual Civil

O TJ-RJ reabrirá as inscrições para o Concurso TJ-RJ 2020 e definirá uma nova data para as avaliações. Anote as dicas de Direito Processual Civil e prepare-se para a prova!

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) informou que retomará suas atividades presenciais de forma gradual e por etapas. Alguns servidores do Tribunal, inclusive, já voltarão às atividades presenciais esta semana. A retomada dos trabalhos presenciais será possível devido às recentes decisões governamentais de tornar mais flexíveis as medidas de isolamento social. Com a retomada de algumas atividades presenciais no Tribunal, o concurso TJ-RJ fica mais próximo: o processo poderá ser retomado e as inscrições devem ser reabertas em breve, como prometido pelo órgão no início da pandemia. 

Lembrando que o concurso TJ-RJ 2020 traz 160 vagas, distribuídas entre os cargos de Analista Judiciário (nível superior) e Técnico Judiciário (nível médio). Das 160 vagas, 85 são para técnico judiciário e 75 para analista judiciário. Para esta última carreira, há 31 vagas sem especialidade (formação em Administração, Direito ou Economia) e 44 para as seguintes especialidades: assistente social, médico, médico psiquiatra, psicólogo, contador, comissário de justiça da infância, da juventude e do idoso (Direito, Administração, Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia), execução de mandados (Direito), gestão de TIC, infraestrutura de TIC, analista de negócios (Administração ou em Engenharia de Produção), analista de projetos, segurança da informação e analista de sistemas.

Enquanto o TJ-RJ não retoma seu concurso para a área de apoio, os candidatos devem aproveitar esse tempo extra que ganharam da publicação do edital até a prova, para estudar. A seleção para o Tribunal de Justiça do Rio costuma ser bastante concorrida. Portanto, se você deseja mesmo conquistar uma vaga neste concurso, não dá para ficar de braços cruzados esperando o dia da prova.

Os candidatos devem manter uma rotina diária de estudos, de forma que estejam muitos bem preparados para realizar as provas objetivas, quando elas forem reagendadas.

Especialistas acreditam que a prova do TJ-RJ deve cobrar muitas questões de Direito Processual Penal. Há os que acreditam, inclusive, que mais de um terço da prova de Conhecimentos Específicos será focada nesta disciplina. Foi o que aconteceu na prova do Concurso TJ-RJ de 2014: das 40 questões de Conhecimentos Específicos, 15 cobravam conhecimentos de Direito Processual Penal.

Então, a fim de orientar a preparação daqueles que disputarão uma vaga de Técnico Judiciário, separamos aqui algumas dicas sobre a matéria. Confira!

Atenção na escolha do material

Em 2015 ocorreram mudanças no Código de Processo Civil (CPC). Alguns temas, inclusive, passaram por grandes alterações. Sendo assim, na hora de escolher o material de estudo, o candidato precisa estar atento à data em que aquele material foi produzido. O mesmo vale na hora de resolver provas anteriores. Para não ter erro, dê preferência às provas feitas depois da alteração, ou seja, depois de 2015.

Assuntos mais explorados

O peculiar momento que estamos vivendo, provavelmente, vai acabar direcionando as bancas e os conteúdos cobrados nas provas de concursos nos próximos meses. E com o concurso TJ-RJ não deve ser diferente. Os especialistas acreditam que o Cebraspe, banca organizadora da seleção, deverá explorar o cenário atual na prova para Técnico Judiciário. Logo, em se tratando de Direito Processual Civil, provavelmente, a forma alternativa de resolução de conflitos terá um grande destaque. Assim, os princípios da cooperação, ampla defesa e do contraditório estarão entre os assuntos explorados no concurso.  Além disso, a execução é um tema promissor, já que o montante de ações dessa procedência aumentou, gerando uma maior eficiência e aplicabilidade a quem pleiteia uma vaga como servidor do TJ.

Estratégia de estudo

Como estratégia de estudo, o mais adequado é alternar entre as matérias para o estudo não ficar cansativo. Os ciclos de estudo são uma ótima maneira de você distribuir o conteúdo e não deixar nada de fora. Com eles você vai conseguir otimizar seu tempo de estudo, tornando suas horas dedicadas ao aprendizado muito mais produtivas. 

Mantenha a mente tranquila

Procure manter-se calmo! Não se cobre demais e faça o que é possível para você neste momento. Tente manter um ritmo, adequando o estudo ao tempo que você tem disponível. Busque um ambiente tranquilo para estudar e peça para não ser interrompido.

Cronograma do Concurso TJ-RJ 2020 será redefinido

A expectativa é de que, nas próximas semanas, o tribunal anuncie o novo cronograma do concurso TJ-RJ 2020.

Como já informou o presidente do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, o concurso será retomado no segundo semestre e as inscrições serão reabertas. Ainda não se sabe se as provas serão aplicadas este ano ou se ficarão para o início do próximo ano.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 30 de June de 2020