Concurso Pmerj: 400 aprovados da seleção de 2014 são convocados

Governador do Estado do RJ Wilson Witzel autorizou a criação de uma nova turma de 400 formandos para o curso de formação e aperfeiçoamento de praças.

Na última quinta-feira, 06 de agosto, o Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel assinou um ato que autoriza a imediata convocação de 400 candidatos aprovados no último concurso de soldados da Polícia Militar, realizado em 2014, para comporem uma nova turma do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Esses 400 convocados fazem parte do grupo total de 800 remanescentes do último concurso que esperavam ingressar no curso.  

A assinatura dessas convocações foi feita simultaneamente à assinatura do decreto que estabelece diretrizes para a ocupação das vagas dos cursos de aperfeiçoamento de sargentos tanto da Polícia Militar como do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Neste ano de 2020, 443 aprovados no concurso de 2014 já se formaram no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Outros 1.500 aguardam a reabertura das atividades pedagógicas para seguirem no curso e concluí-lo posteriormente.

Ao começar convocando esses 400 aprovados, a Polícia Militar do Rio de Janeiro deixa ainda mais perto as chances de abrir uma nova seleção para soldados da corporação. O coronel Rogério Figueiredo já havia indicado que esta era a condição para que um novo concurso fosse aberto, pois era necessário ter um déficit de 400 cargos vagos para a formação de uma nova turma, muito por conta também do Regime de Recuperação Fiscal, que limita os órgãos estaduais a só realizarem concursos para preencherem vacâncias que surgirem após setembro de 2017, quando o regime foi instaurado.

Até o fim de abril, havia 252 postos vagos. Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação”, declarou o deputado estadual Bruno Dauaire.

46 candidatos tiveram as notas das redações divulgadas

Nesta semana, 46 remanescentes do último concurso de soldados da Polícia Militar tiveram acesso às notas obtidas na prova de redação que não haviam sido divulgadas antes pela Banca Exatus, mas que só foi possível por uma Ordem Judicial contra a banca.

Aqueles que alcançaram a pontuação mínima para serem considerados habilitados, avançam para participar das próximas etapas: Exame psicológico, exame antropométrico, exame Físico, teste toxicológico, exame médico e pesquisa social e documental.

Sendo assim, a Polícia Militar consegue atingir o objetivo de aumentar o efetivo geral de aprovados na seleção de 2014 e de convocados para ingressarem no curso de formação de novos soldados.

 

Fale agora com um consultor!

 

Publicado: 07 de August de 2020