Concurso Pmerj: seleção depende da convocação de 800 aprovados em 2014

Governador Wilson Witzel afirma que realizará uma nova seleção para a Polícia Militar do Rio de Janeiro, assim que chamar todos os remanescentes do último concurso da corporação, ocorrido há seis anos.

O concurso público para contratação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro segue sendo muito aguardado por quem deseja uma oportunidade na área de segurança pública. Porém, sua realização depende do encerramento de todas as etapas do último concurso da corporação, realizado em 2014.

Quem dá essa perspectiva é o próprio Governador do Estado Wilson Witzel. Através de sua página no Facebook, o governante afirmou que só poderá abrir novas vagas no cargo quando contratar todos os 800 aprovados na última seleção.

Lembramos que no dia 19 de junho, foi realizada a formatura de 443 novos soldados no Curso de Formação de Praças, última etapa do concurso 2014. De acordo com o secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueiredo, a corporação aguarda atingir 400 vacâncias para abrir uma nova turma no Curso de Formação, para fazer andar a fila de 800 aprovados que esperam assumir os postos de trabalho. Isso não deve demorar a acontecer, pois segundo o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), a Polícia Militar costuma registrar cerca de 70 saídas de membros da corporação por mês, seja por exonerações, aposentadorias ou óbitos.

Até o fim de abril, havia 252 postos vagos. Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação”, declarou Bruno.  

Porém, de acordo com a equipe do governo do estado, o retorno das aulas presenciais do Curso de Formação só deve ocorrer assim que a gravidade da Pandemia de Covid-19 estiver controlada.

Detalhes sobre o novo concurso

Mesmo o estado do Rio de Janeiro continue em Regime de Recuperação Fiscal, que restringe a realização de concursos que apresentem carências de vagas anteriores a setembro de 2017, o novo concurso da Polícia Militar poderá ser realizado, já que as vacâncias registradas surgiram após esse período. Ao anunciar esse concurso no início do ano, o governador Wilson Witzel prometeu abrir seleção para contratar 2 mil novos soldados.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio, estar na faixa de idade entre 18 a 65 anos, estatura mínima de 1,65 (para homens) e 1,60 (para mulheres) e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B para cima.

As etapas de avaliação dos concorrentes ainda não foram definidas, mas sabe-se que a última etapa será justamente o Curso de Formação. Durante essa etapa, os candidatos aprovados receberão R$2.213,62. Ao se formarem, o valor subirá para R$3.452,55.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 30 de June de 2020