Fenapef e SinpecPF se juntam para conseguir a autorização para um concurso para as áreas Administrativas da Polícia Federal ainda em 2021.
Quem lê periodicamente nossas notícias, sabe que o Ministério da Economia concedeu, em dezembro do ano passado, o aval com 1.500 vagas para a Polícia Federal. No entanto, essas vagas foram reservadas somente para a área de apoio, ignorando a necessidade de um novo concurso para a área de apoio.
No fim de janeiro, dirigentes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) se encontraram para traçar uma estratégia, visando conseguir uma autorização para essa área ainda neste ano.
“O encontro serviu para alinharmos as lutas em comum e para definirmos uma forma de atuação na busca por mais vagas nos concursos para administrativos”, explicou o presidente da Fenapef, Luís Boudens.
Outro que se pronunciou sobre esse encontro foi o presidente do SinpecPF, João Luís Rodrigues Nunes, que lembrou que há, no momento, um déficit de 570 cargos vagos, muitos originados por aposentadorias ou pedidos de exoneração. Nunes complementa explicando que “essas demandas da atividade acabam tendo que ser supridas por policiais federais, que deixam de investigar para trabalhar nos bastidores”.
A expectativa é de que os grupos voltem a se reunir, para juntar dados e documentos relativos ao déficit de servidores na área administrativa, e consigam concluir todos os trâmites ainda nesta primeira semana de fevereiro.
Só depois disso, a corporação poderá fazer um novo pedido de concurso para o Ministério da Economia, que deverá ser reencaminhado até o dia 31 de maio deste ano. Em 2020, a Polícia Federal havia feito o pedido para a área administrativa, juntamente com a área policial, porém, não foi atendido. A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, delegada Cecília Silva Franco, confirmou que a corporação irá, sim, renovar o pedido de concurso para a área de apoio neste ano, podendo-se acrescentar mais vagas, em função do aumento de aposentadorias e exonerações na PF.
PF segue trabalhando para o concurso da área policial
Enquanto não o concurso para a área de apoio ainda não tem aval, a seleção para a área policial está a todo o vapor. O prazo de inscrições já está na reta final. Até o dia 09 de fevereiro (na próxima terça-feira), o Cebraspe, que é o organizador desse concurso, receberá as inscrições dos interessados em seu portal virtual.
Quem se inscrever estará dentro do concurso da Polícia Federal e poderá prestar a prova marcada para o dia 21 de março. Além disso, os candidatos ainda serão avaliados através de Exame de aptidão física; Avaliação psicológica; Avaliação médica; Prova de digitação (apenas para o cargo de escrivão); Prova oral (apenas para o cargo de delegado); Avaliação de títulos (apenas para o cargo de delegado); Perícia (apenas para os candidatos com deficiência); Heteroidenficação (apenas para os candidatos autodeclarados negros).
Os aprovados nesse concurso irão assumir uma das vagas destinadas para quatro cargos:
Para o cargo de delegado, é preciso ter nível superior em Direito, mais três anos de experiência na atividade forense e Carteira Nacional de Habilitação, com remuneração de R$24.150,74.
Já para os outros três cargos, basta ter nível superior em qualquer área de formação + Carteira Nacional de Habilitação. A remuneração para essas carreiras será no valor de R$12.980,50.
Os novos integrantes da Polícia Federal serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade no serviço público. O prazo de validade do Concurso PF será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, ou seja, estando vigente até, no máximo, por quatro anos.




