Candidatos a delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro já podem conferir o padrão preliminar das respostas das provas discursivas que aconteceram no último final de semana.

Na terça-feira, 7 de junho, o Cebraspe publicou em seu portal o padrão das respostas das provas discursivas aplicadas nos últimos dias 3, 4 e 5 de junho para o concurso de delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que oferece 50 vagas imediatas. 

PADRÃO DAS RESPOSTAS DISCURSIVAS - GRUPO 1

PADRÃO DAS RESPOSTAS DISCURSIVAS - GRUPO 2

PADRÃO DAS RESPOSTAS DISCURSIVAS - GRUPO 3

Como o próprio nome diz, este é um resultado preliminar, permitindo aos candidatos com resultado ruim ou questionável recorrerem desse resultado. O prazo para recursos é de 10h da manhã do dia 8 deste mês e termina às 18h no dia 17.

Ao enviar os recursos para o Cebraspe, é importante que o candidato seja claro e objetivo em sua solicitação, a fim de que ela seja aceita pela organizadora. Há muitas chances de pedidos feitos de qualquer forma e com palavras agressivas não serem recebidos. Feitas as análises sobre os recursos, o Cebraspe divulgará o resultado final da prova discursiva de delegado no dia 8 de julho.

Nessa etapa, os concorrentes tiveram de responder a 24 questões distribuídas em disciplinas também aplicadas na etapa objetiva, cada uma com quatro questões discursivas, divididas em três grupos:

  • Provas do Grupo 1: Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • Provas do Grupo 2: Direito Administrativo e Direito Constitucional;
  • Provas do Grupo 3: Medicina Legal e Direito Civil.

Para se classificar na prova discursiva, é preciso que o candidato obtenha pontuação igual ou superior a 50 pontos em cada uma das disciplinas listadas acima.

Os caminhos até à aprovação

Para ingressar no quadro de delegados da Polícia Civil fluminense, é preciso que o candidato passe ainda para uma outra etapa exclusiva para essa carreira: prova oral. Nela, o candidato precisará se apresentar à Comissão do Concurso PC-RJ, no mínimo, uma hora antes do início do exame.

Ao chegar ao local do exame, o candidato deverá permanecer isolado e incomunicável de outras pessoas, em local adequado, até ser chamado para responder oralmente às perguntas feitas por, no mínimo, dois integrantes de cada Banca Examinadora (Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Civil; Medicina Legal). Os examinadores atribuirão nota de zero a 100 na disciplina de sua banca, e será classificado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos, em cada uma das disciplinas.

Após a essa etapa, os aprovados irão prestar o Teste de Aptidão Física, que consiste na realização de quatro exercícios básicos: flexão de cúbitos (braços), flexão abdominal, corrida de velocidade e corrida de resistência. A metragem e o tempo mínimo a serem atingidos pelos concorrentes varia entre candidatos do sexo masculino e feminino.

Além dessa etapa, os concorrentes serão avaliados por meio de uma exame psicotécnico, exame médico, além de passarem pelo curso de formação na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), composto por uma prova de investigação social e prova de títulos.

Quando a seleção for homologada, a Polícia Civil contratará os novos delegados, que receberão remuneração R$18.745,95 mensais, estando incluso o auxílio-alimentação de R$458, e outros benefícios. A carga de trabalho dos futuros delegados será de 40 horas semanais, e eles serão contratados pelo regime estatutário.

 

Fale agora com um consultor!

 

Vídeo do YouTube · toque para carregar