Concurso PC-RJ: provas para perito acontecem neste domingo

Candidatos às vagas de perito criminal e perito legista terão que responder a 100 questões objetivas. Confira abaixo a concorrência por vagas e demais detalhes.

A maratona de provas do Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro vai começar! Amanhã, dia 5 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas aplicará os exames para os cargos de perito legista e perito criminal, ambos destinados a quem possui nível superior em áreas específicas. A FGV recomenda aos candidatos que cheguem aos locais de prova com o máximo de antecedência possível, pois portões serão fechados às 12h45.

A organização desse certame espera receber os 3.011 candidatos que se inscreveram, sendo 1.595 para concorrer a perito legista e 1.416 para perito criminal, resultando no seguinte índice de inscritos:

  • Perito Criminal (Engenharia Civil) – 640 candidatos por duas vagas. Concorrência de 320,00;
  • Perito Criminal (Engenharia Mecânica) – 337 candidatos por duas vagas. Concorrência de 168,50;
  • Perito Criminal (Química) – 439 candidatos por uma vaga. Concorrência 439,00;
  • Perito Legista – 1595 candidatos por cinco vagas. Concorrência de 63,80.

Toda essa quantidade de inscritos terá entre 13h e 18h para responder as 100 questões de múltipla escolha que abrangem as disciplinas de Língua Portuguesa (30 questões), Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal (20 questões) e Conhecimentos Específicos. Essa última varia de acordo com a especialidade profissional de um perito:

  • Perito Criminal – conteúdos específicos para engenheiro civil, engenheiro mecânico e engenheiro químico;
  • Perito legista: conteúdos de médico.

Para ser aprovado nessa etapa, o candidato aos cargos de peritos não pode tirar zero em nenhuma das disciplinas mencionadas. Ainda é preciso estar entre os 300 mais bem classificados nessa etapa para perito legista com as maiores pontuações e entre os 198 classificados na função de perito criminal para avançar às etapas seguintes do Concurso PC-RJ. A expectativa é de que os gabaritos preliminares das provas sejam divulgados no dia seguinte aos exames, ou seja, no dia 6 de dezembro. 

Além de não se descuidarem do horário para chegar no local de provas, no dia das provas objetivas os candidatos não podem esquecer de levar consigo um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição, uma caneta esferográfica transparente de tinta preta e só poderão entrar nos locais de prova utilizando máscara de proteção contra a Covid-19. 

Calendário das demais provas do Concurso PC-RJ

Essa será a primeira de um total de seis datas em que as provas objetivas serão aplicadas para o Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro. No domingo seguinte, 12 de dezembro, será a vez dos candidatos às 50 vagas de delegado responderem a 100 questões objetivas. Esse é o único cargo entre todos do certame que terá os exames aplicados pela banca Cebraspe. Contudo, a organização ficou a cargo de comissões examinadoras formadas meses antes da publicação do edital.

Após às festas de Natal e Réveillon, o calendário de provas será retomado no dia 23 de janeiro de 2022 para os candidatos a auxiliar de necropsia, com 10 vagas de ocupação imediata. Os outros três cargos terão as avaliações aplicadas em datas distintas:

Os selecionados na parte objetiva ainda serão avaliados pelo Teste de Aptidão Física, Exame Médico, Exame Psicotécnico e curso de formação, esse último de responsabilidade da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Os candidatos a delegado serão os únicos a passar pelas provas discursiva e oral. Os aprovados receberão ganhos que podem chegar a R$18 mil mensais, incluindo auxílio-alimentação no valor de R$264.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 04 de December de 2021