Professor Leonardo Vasconcelos esclarece dúvidas a respeito do conteúdo de informática que será cobrado no concurso de investigador da Polícia Civil RJ.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda não divulgou nenhuma novidade recente a respeito do seu concurso público. Os concurseiros já sabem que estão em disputa 73 vagas imediatas, distribuídas para os cargos de auxiliar e técnico de necropsia, perito legista, perito criminal, delegado, inspetor e investigador. Esse último, traz ao todo 11 vagas imediatas para candidatos com nível médio completo.

Até que surjam novas informações a respeito de quando serão definidas as bancas organizadoras e quando sairá todos os editais, os concurseiros precisam manter a rotina de estudos, o foco e ficar atentos ao que se deve estudar em cada matéria. No caso para os candidatos a investigador, não se pode dispensar os estudos sobre informática, por mais que, à primeira vista, pareça ser uma disciplina de menor importância, em comparação à Língua Portuguesa e disciplinas de Direito Penal.

Segundo o Professor de informática dos cursos da Degrau Cultural, Leonardo Vasconcelos, alguns conteúdos da prova de informática dialogam com as atribuições profissionais de um investigador, como o Word, que é um dos conteúdos mais cobrados nessa prova “devido o policial necessitar utilizar o computador e o Word para fazer os registros de ocorrências, inquérito e sindicância entre outros”. Mas o professor lembra também que a realidade vem mudando, e há situações em que os próprios cidadãos fazem o registro de ocorrência via internet, dispensando o investigador de Polícia Civil dessa tarefa.

Basicamente, os estudos sobre Word é mais decoreba. Para Leonardo, candidato deve focar sobre os comandos do Word, atalhos, ícones, além de haver a possibilidade de serem cobradas mais de uma questão sobre sistema operacional, principalmente configuração de dispositivos ou mesmo procedimentos e conceitos de arquivos, pastas e discos.

Mas não pense que a prova de investigador se resume a decorar as funcionalidades do Word. O Professor Leonardo lembra ainda que questões sobre Redes e Segurança da Informação, certamente, marcarão presença na prova objetiva. Afinal, nessa era cada vez mais tecnológica, cresceram bastante os crimes cibernéticos, e dessa forma, o trabalho dos investigadores para corromper essas ações será de suma importância.   

Perfil da Prova de Informática

Muitos concurseiros ainda estão um pouco perdidos sobre quais conteúdos estudos para a prova de informática, pois para eles, o fato do último concurso para esse cargo ter acontecido há 16 anos o torna desatualizado com a nova realidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Então, quais provas devem servir de referência para os candidatos?

O professor Leonardo Vasconcelos afirma que as provas dos concursos de 2012 para inspetor, 2013 para oficial de cartório e 2014 para papiloscopista devem ser o norte dos estudos para quem vai prestar a prova de informática, mesmo que o nível de escolaridade não seja o mesmo. Principalmente, porque todos esses concursos focam bastante em Word, assunto presente em metade das questões da prova de informática:

Acredito que o conteúdo cobrado em informática vai ser o mesmo tanto para nível médio quanto para nível superior. Diversos concursos de carreiras policiais têm cobrado mesmo conteúdo de informática em nível médio e em nível superior, o que diferencia é a interpretação da questão. No nível superior é cobrado maior nível de interpretação e conteúdo mais aprofundado. Médio conteúdo costuma ser mais simples, perguntado de forma direta”, complementa Leonardo.

Leonardo diz ainda que “dependendo da banca, hoje em dia, costuma se cobrar uma questão a duas de cada assunto”, e lembra que o edital de 2012 trazia um total de 11 tópicos de informática.

Para quem está com medo dessa prova de informática, acreditando que pode se sair mal justamente nessa disciplina, o Professor Leonardo procura tranquilizá-los:

Creio que não deva ter medo não. O candidato deve se preparar muito para fazer essa prova, cada vez mais o nível vem aumentando dos concorrentes e com isso a nota de corte tem ficado bem alta em relação aos concursos anteriores, então não há possibilidade perder nenhuma questão”.

Os futuros investigadores da Polícia Civil do Rio de Janeiro terão remuneração no valor de R$5.740,38.

Fale agora com um consultor!