Avançam os preparativos do concurso MP RJ, para a carreira de promotor. Nesta quarta-feira, dia 29, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial a designação dos coordenadores do certame.
Os coordenador e o subcordenador são, respectivamente, os promotores de justiça Roberto Goes Vieira e Dimitrius Viveiros Gonçalves. Já as promotoras Karina Rachel Tavares Santos e Carina Rodrigues de Senna D'Avila farão parte da coordenação executiva.
Designa, com eficácia a contar de 17 de janeiro de 2025, os Promotores de Justiça ROBERTO GOES VIEIRA e DIMITRIUS VIVEIROS GONÇALVES para exercerem a função de Coordenador e Subcoordenador, respectivamente, bem como as Promotoras de Justiça KARINA RACHEL TAVARES SANTOS e CARINA RODRIGUES DE SENNA D`AVILA para integrarem a Coordenação Executiva para atuação no XXXVIII Concurso para ingresso na Classe Inicial da Carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, sem prejuízo de suas demais atribuições.
Vale lembrar, no entanto, que desde outubro do ano passado já havia sido criada também a comissão responsável pelo concurso.
Com a comissão e a coordenação definidas, a expectativa é de que, noss próximos dias, alguns detalhes do concurso para promotor já possam ser divulgados, entre os quais a oferta de vagas.
A carreira de promotor é aberta a bacharéis em Direito, com pelo menos três anos de prática jurídica comprovada. A remuneração inicial é de R$35.845,20.
O edital do último concurso MP RJ para promotor foi publicado em dezembro do ano passado. A tendência é que a estrutura de provas seja mantida para a nova seleção.
O concurso deverá ser composto por cinco etapas de avaliação:
- Prova preambular, composta por questões objetivas de múltipla escolha;
- Provas escritas especializadas;
- Provas orais;
- Prova de títulos;
- Prova escrita de Língua Portuguesa.
Leia também - Concurso MP RJ para a área de apoio: definidos os coordenadores do certame
No último concurso, que teve a Fundação Vunesp como banca organizadora, a prova preambular foi composta por 100 questões de múltipla escolha.
A prova cobrou conhecimentos sobre as seguintes disciplinas:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Eleitoral;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Financeiro e Tributário;
- Tutela Coletiva;
- Direito da Infância e Juventude;
- Princípios Institucionais do Ministério Público.
Já as provas orais consistiram em quatro arguições diretas sobre o conteúdo programático do concurso, baseadas nas disciplinas jurídicas abrangidas.
Vídeo do YouTube · toque para carregar


