Prefeitura de São Gonçalo afirma que até sexta-feira documento deverá ser acessível aos interessados

“Até sexta-feira, dia 31 de janeiro”. Essa é a data-limite estimada pela Prefeitura de São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, para o lançamento do edital do concurso do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo – o Ipasg. A Prefeitura também confirmou que as provas devem ser aplicadas em abril.

A realização do concurso havia sido confirmada em novembro de 2019. Na última segunda-feira, dia 27, a banca Consulplan foi escolhida como banca organizadora do pregão. Até os cargos oferecidos já foram divulgados. Resta a saber, no momento, é a quantidade de vagas e o valor das remunerações que, certamente, estarão descritas no edital. Veja as vagas oferecidas nesse concurso:

  • Técnico previdenciário (nível médio)
  • Gestor previdenciário (nível superior)
  • Atuário (nível superior)
  • Psicólogo (nível superior)

Segundo a Presidente do Ipasg, Marcelle Cipriani: “O Instituto ganha muito com a vinda de novos servidores para o quadro, tendo em vista que o concurso público serve para selecionar aquele indivíduo mais bem preparado(...)”

Vale lembrar que a realização desse processo se deve a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) promovido pelo Ministério Público, em dezembro de 2019, para equilibrar o quadro de servidores do Ipasg e manter até 50% do efetivo de cargos comissionados.

Quando o concurso do Ipasg foi anunciado durante uma audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município para 2020, a Presidente Marcelle ressaltou que a realização do mesmo era fundamental para reduzir o déficit de funcionário no órgão.

Quando foi o Último Concurso?

Há quase dez anos foi realizado o último concurso no Ipasg. Em 2011, haviam 40 vagas em disputa, sendo 12 para o nível fundamental, 12 de nível médio, 04 de nível médio/técnico e 12 para os graduados, direcionadas para os cargos de: agente de apoio previdenciário, técnicos em contabilidade, previdenciário, agente em processamento de dados, advogado, contador, gestor previdenciário, atuário e assistente social. Na ocasião, a banca que organizou as provas e etapas de contratação foi a   Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF).

Os candidatos de nível fundamental foram avaliados em provas objetivas de 40 questões, distribuídas em:

  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 05 de Raciocínio Matemático;
  • 10 de Noções de Administração;
  • 10 de Conhecimentos Específicos e
  • 05 de Legislação e História de São Gonçalo.

Já para os concorrentes de nível médio, médio/técnico e superior, foram feitas 50 perguntas:

  • 10 questões de Português;
  • 05 de Raciocínio Matemático;
  • 05 de Noções de Administração;
  • 05 de Legislação e História de São Gonçalo e
  • 25 de Conhecimentos Específicos.

Foram aprovados os candidatos que acertaram 50% ou mais das questões das provas.

Sobre o Ipasg

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo é uma autarquia municipal criada pela Lei nº 036 de 27 de dezembro de 1989 e regulamentada pelo Decreto nº 039 de 18 de junho 1990. Existe para garantir aos servidores que já encerraram ou estão próximos de encerrar sua carreira profissional no município de São Gonçalo, elementos para melhor planejarem suas aposentadorias. A autarquia possui personalidade jurídica de direito público interno e dona de autonomia patrimonial, financeira e administrativa.