Depois de ser suspenso pela segunda vez em fevereiro, seleção de 309 vagas para o Depen é novamente retomada, e terá inscrições abertas amanhã, 06 de abril.

O concurso público para agente e especialista do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), voltou a ser retomado na última quinta-feira, 1º de abril, de acordo com o edital publicado no site do Cebraspe, que é o organizador dessa seleção. Por conta do avanço de casos e óbitos provocados pela pandemia da Covid-19, o concurso havia sido suspenso pela segunda vez no fim de fevereiro.

Agora, os concurseiros já sabem as novas datas do período de inscrições do Concurso Depen:

  • Período de inscrição e solicitação da isenção da taxa de inscrição somente para candidatos com deficiência: entre 10h do dia 06 às 18h do dia 08 de abril;
  • Consulta individual à situação provisória de solicitação de isenção de taxa e de atendimento especial: 20 de abril;
  • Relação provisória de inscritos na condição de pessoa com deficiência: 20 de abril;
  • Prazo para a interposição de recursos contra a situação provisória de solicitação de isenção de taxa e de atendimento especial e contra a relação provisória dos candidatos com a inscrição deferida para concorrer na condição de pessoa com deficiência: entre 10h da manhã do dia 22 de abril a 18h do dia 23 de abril;
  • Consulta individual à situação final de solicitação de isenção de taxa e atendimento especial: 28 de abril;
  • Relação final dos candidatos com inscrição deferida para poder concorrer na condição de pessoa com deficiência: 28 de abril;
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 29 de abril.

As datas das etapas de avaliação do concurso, como por exemplo o dia das provas objetivas e discursivas, serão definidas em breve.

Inscrições abertas amanhã

Conforme você leu anteriormente, as inscrições serão reabertas na próxima terça-feira, 06 de abril, no site do Cebraspe, somente para aqueles candidatos que desejarem concorrer às vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs). O prazo encerrará na quinta-feira, dia 08 de abril. Para garantir a participação nesse concurso, é preciso efetuar o pagamento das seguintes taxas de inscrição até o dia 29 de abril:

A organização do certame permite que pessoas inscritas no CadÚnico, membros de família com baixa renda e doadores de medula óssea peçam a isenção da taxa de inscrição. Para obter o benefício, eles terão de apresentar documentação comprobatória que foi listada a partir da página quatro do edital de reabertura.

Etapas de avaliação

Mesmo sem ter uma data definida, os candidatos às 309 vagas abertas pelo Depen devem aproveitar essa retomada para intensificar a preparação para as provas, que prometem ter um alto nível de exigência.

Ao todo, os inscritos irão responder a 120 questões no característico estilo do Cebraspe “Certo ou Errado”, distribuídas em blocos de prova de Conhecimentos Básicos, de Conhecimentos Específicos e de Conhecimentos Complementares. Veja abaixo:

Prova para Agente Federal de Execução Penal:

  • 30 questões de Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
  • 50 questões de Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
  • 40 questões de Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Prova para Especialista Federal:

  • 40 questões de Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
  • 50 questões de Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
  • 30 questões de Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

No mesmo dia da prova objetiva, os candidatos passarão ainda pela prova discursiva. Essa etapa consiste na produção de uma redação de até 30 linhas, no máximo, a respeito de algum tema atual, definido pela própria banca. Os aprovados nessas duas etapas, até ocuparem as vagas abertas pelo Depen, serão avaliados por meio do exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Os aprovados em todas essas etapas ocuparão ou uma das 294 vagas abertas para a carreira de agentes (cargo que exige nível médio de escolaridade), com direito a remuneração no valor de R$6.030,24, ou assumirão uma das 15 vagas para especialista federal (cargo de nível superior em diversas áreas), e passarão a ter remuneração no valor de R$5.865,70. 

Fale agora com um consultor!