Como estudar para os concursos mais concorridos?

Confira 7 dicas infalíveis para passar nos concursos públicos mais concorridos do país!

Concurseiro que é concurseiro deve estar sempre atento não só aos editais de concursos que estão para sair, mas também aos editais passados. Saber quais são os concursos públicos mais disputados, conhecer os diferentes órgãos que abrem concursos, a frequência com que costumam convocar novos servidores e as matérias cobradas em cada seleção, pode ajudar - e muito - na hora de se preparar para uma prova. Isso porque você consegue entender a forma de cobrança de cada órgão e de cada banca, programar-se com antecedência e ainda desenvolver técnicas de estudo para sair na frente dos concorrentes.

Mas para você iniciar seus estudos da maneira certa, separamos aqui 5 dicas infalíveis, que vão te ajudar a conquistar uma vaga no concurso público dos seus sonhos; mesmo que ele esteja entre os concursos mais concorridos do Brasil. Veja a seguir!

1 - Não espere a publicação do edital para começar a estudar

Esperar o edital sair para só então começar a estudar é um dos maiores erros dos concurseiros iniciantes. Isso porque, em geral, o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas é curto. Sendo assim, o concurseiro que espera a publicação do documento para iniciar a preparação, acaba não tendo tempo de estudar todo o conteúdo programático.

Principalmente nos concursos mais concorridos, não estudar uma parte do conteúdo pode colocar sua vaga em risco. Afinal, tem concorrente que já está há meses, ou até anos, estudando para concorrer a mesma vaga que você. Portanto, quanto antes você começar os estudos, melhor será para sua preparação e mais chances você terá de conquistar o seu sonho de ser um servidor público, já que terá tempo para se organizar, criar uma rotina, revisar todo o conteúdo,  identificar e corrigir suas dificuldades e chegar muito mais tranquilo no dia da prova.

2 - Pesquise sobre a banca organizadora

Conhecer o perfil da banca organizadora do concurso é mais um ponto importante, que pode te colocar a frente de muito concorrente despreparado. Isso porque, cada instituição possui metodologias  específicas, que conferem estilo próprio para aplicar as etapas eliminatórias e classificatórias da seleção. Em outras palavras, diferentes bancas podem cobrar um mesmo conteúdo de formas completamente distintas. Mas se você estiver preparado para o padrão das questões, poderá direcionar melhor o foco dos seus estudos e ainda se livrar de algumas pegadinhas na hora da avaliação.

3 - Resolva provas anteriores

Resolver provas de concursos anteriores para o mesmo cargo e provas aplicadas pela mesma banca organizadora ajuda o candidato a conhecer a forma de cobrança da banca e analisar se a teoria estudada até então foi assimilada corretamente. Com isso, ele percebe onde precisa melhorar e fica atento a detalhes que poderiam passar despercebidos na hora da avaliação.

Se compararmos candidatos com o mesmo número de horas de estudo, sendo que um dedicou-se somente à teoria e o outro utilizou parte do tempo para resolver provas anteriores, o segundo provavelmente chegará à prova mais seguro e com condições de obter melhor resultado.

4 - Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo

Não adianta criar objetivos inalcançáveis, ou focar apenas no objetivo final, que é ser aprovado em um concurso público, sem ter metas e objetivos menores. Isso porque, com o tempo, você vai acabar desanimando. É como olhar para uma escada cheia de degraus e pensar que você tem que chegar no topo. Quando você chegar na metade, vai ver que ainda falta tanto, que a vontade pode ser voltar atrás e desistir. Então, seria muito mais fácil direcionar seu foco para pensar em como alcançar o degrau seguinte. Assim, quando você  se desse conta, faltaria apenas mais um degrau para o seu objetivo final.

Por isso, é preciso criar metas realistas e objetivos de curto e médio prazo também. Assim, cada vez que você conseguir cumprir uma meta e ver que está chegando próximo dos seus objetivos, irá se sentir mais motivado em seguir em frente. Logo, estabeleça pequenos degraus e comemore a conquista de cada um deles. Isso te dará força para continuar até o fim!

5 - Leia o edital com atenção

Fazer uma leitura minuciosa do edital do seu concurso é fundamental. Isso pode parecer óbvio, mas acredite: muito candidato ignora essa parte.

A princípio, pode parecer cansativo ler todo o documento, por conter muitas páginas e textos muito técnicos. Apesar disso, não caia na tentação de pular esta importante etapa da preparação.

É no edital que você encontrará, de maneira detalhada, como as provas serão corrigidas e a porcentagem de acertos necessária para ser aprovado em cada fase da seleção. Lá também estão presentes todos os requisitos para participar do concurso e o conteúdo programático que servirá de base para a realização das provas.  Assim, o edital pode - e deve - ser usado como um guia para planejar seus estudos.

Não esqueça: ler atentamente o edital vai te dar uma visão ampla do processo de seleção e te deixar preparado para as etapas que estão por vir. 

6 - Use materiais de qualidade

Cuidado com os materiais que você encontra na internet ou que são compartilhados em grupos de estudo e você não conhece a procedência. Pode ser que sejam incompletos, que não estejam atualizados ou que contenham conteúdo que vai muito além do que será cobrado na sua prova. E isso ao invés de ajudar, podem te confundir ainda mais. 

Um bom material precisa ser completo (com toda a teoria cobrada no edital, incluindo questões comentadas por professores experientes na área de concurso público); didático (a teoria deve ser passada de forma simples, descomplicada, usando exemplos e esquemas para facilitar a aprendizagem); objetivo (o material precisa ser direto, sem enrolação e trazer somente o que cai em prova, sem acrescentar teorias que não serão cobradas, só para ocupar páginas); e, principalmente, atualizado (isso é essencial, pois de nada adianta se preparar para um concurso com um material desatualizado. Principalmente na área de legislação, que sofre muitas mudanças, é preciso redobrar os cuidados).

7 - Aprenda a gerenciar seu tempo

Saber gerir seu tempo é fundamental para quem está se preparando para um grande concurso público. Aprenda a gerenciar seu tempo e a ser mais produtivo. Pode ser usando aplicativos de gerenciamento do tempo e/ ou criando um planejamento. Mas evite procrastinar suas tarefas, porque isso fará diferença no seu resultado final!

Fale agora com um consultor!

Publicado: 21 de September de 2021