Por que não devo desistir de prestar concurso público?

Veja cinco motivos contundentes para você continuar lutando pelo seu sonho de ingressar no serviço público mesmo durante a pandemia.

A vida é feita de sonhos. A pessoa que não sonha torna-se fria, triste, sem metas. É importante sonhar, sim, mas sempre com os pés no chão. Infelizmente, a pandemia do novo Coronavírus deixou várias pessoas desmotivadas, decididas a desistir ou mesmo postergar os seus planos, como o de ingressarem no serviço público. Afinal, alguns órgãos como o Tribunal Judiciário (concurso para técnicos e analistas) e a Universidade Federal Fluminense tiveram de suspender a realização dos seus concursos por causa dessa terrível crise de saúde pública.

Mesmo que a realidade seja cruel e o convite a abrir mão dos seus objetivos, estamos aqui para mostrar, justamente, o contrário, que você deve continuar estudando e buscando formas para transformar seus em realidade. Veja:

Dica 1: Analise suas motivações pessoais

Por que eu decidi me inscrever em concurso público? O que me motivou a tomar essa atitude? Que benefícios isso pode trazer para minha carreira? Essas são perguntas fundamentais que alicerçam a sua motivação e que te ajudarão a persistir nessa caminhada. Recomendo você escrever uma lista com todos os motivos que compensam o seu esforço diário.

Sabendo daquilo que te motiva a lutar pelo seu objetivo, imagine-se também já aprovado, com o nome na lista dos aprovados no concurso, podendo ir além, imaginando-se já trabalhando no emprego que tanto desejou, isso o motivará a manter o pique nos estudos e a jamais pensar em desistir.

Dica 2: Não esmoreça na primeira dificuldade que aparecer

 Mas não pense que essa vitória vem de mão beijada. A aprovação em um concurso público exige muito do intelecto e do físico (em concursos em que houver Testes de Aptidão Física), e nesse processo, podem surgir muitos obstáculos e dificuldades como o cansaço, a falta de apoio familiar, problemas de saúde, entre outros. Não fuja deles, enfrente-os. Lembre-se que problemas todos enfrentamos, o importante é saber superá-los.

Se você precisa trabalhar e se preparar para algum concurso público, procure se organizar, estipular um horário para estudos que não coincida com suas atividades profissionais e domésticas. Não importante se a rotina te permite estudar por apenas duas, três ou mais de horas, o importante é usufruir desse tempo da melhor forma possível.

E quanto mais difícil for a meta, mas saborosa se torna a vitória. Então, pense duas vezes antes de reclamar dos problemas que surgirem.

Dica 3: Defina suas metas

Para mantê-lo mais motivado até o dia das provas, estipule pequenas metas bem definidas a serem atingidas ao longo do processo, que também não sejam muito difíceis de alcançar. Além disso, faça um levantamento do seu próprio desempenho, fazendo várias perguntas a si mesmo:

  • Qual a minha atual situação, detalhadamente?
  • Que atitudes tomei até o momento para conseguir ser aprovado no concurso público?
  • O que funcionou antes em que posso aplicar no processo de estudos do atual concurso?
  • O que mais eu posso fazer para ampliar minhas condições de ser aprovado?
  • Quais são os meus recursos? Tenho acesso a videoaulas? Meu material impresso é bom o suficiente para eu conseguir a aprovação?

Enfim, é importante delimitar essas metas para você não esquecer do seu objetivo principal.

Dica 4: Tenha um plano profissional de estudos

Para se sobressair sobre seus concorrentes é preciso ter um plano estudos muito completo que o ajude a sair com a aprovação. Recentemente, a Degrau Cultural desenvolveu um edital verticalizado com um plano de estudos para quem irá prestar o concurso do Depen e da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Faça um cronograma de estudos para todos os dias da semana para você segui-lo, conciliando com suas responsabilidades profissionais e pessoais. E cumpra seus estudos repetidas vezes, como um hábito comum de todo o dia, para que você jamais postergue ou esqueça de acessar os conteúdos presentes no edital ou nos materiais de ensino.

Marque também lembretes das lives que são realizadas nas plataformas digitais das instituições de ensino, como as aulas que são transmitidas no Instagram e no Youtube da Degrau Cultural, para você não perder nenhuma informação importante concedida por um professor, a qual você pode não encontrar  em nenhum outro lugar.

Dica 5: não se compare aos seus concorrentes

Sabemos que o concurso público é uma competição. Às vezes, são 20 concorrentes para disputarem uma vaga. Tem concurseiros que costumam investigar a média de concorrentes ao cargo a qual se inscreveu, até mesmo para entender o grau de exigência que esse concurso lhe oferecerá. Mas foque apenas em você. Não fique muito atento se seu concorrente está mais pronto que você, se ele possui os melhores materiais, se ele possui mais experiência que você, etc.

Quanto mais você se preocupar com os outros, mais ansioso ficarás para as provas e isso pode interferir na sua preparação. Reconheça seu valor, mantenha-se focado na aquisição de conhecimentos e o mais importante, jamais desista na primeira derrota.

A derrota faz parte do nosso processo de aprendizado, por isso, siga firme e fiel aos seus propósitos e objetivos. Espero que essas dicas ajudem a você no seu processo de estudos. Depois me conte se elas te ajudaram!

Fale agora com um consultor!

Publicado: 10 de July de 2020