Até o dia 30 do próximo mês, sairá edital para cargo de nível médio. Último processo seletivo nessa área ocorreu há dez anos.

Ricardo Lodi, reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), autorizou, internamente, a abertura de um novo concurso público da instituição, direcionado ao cargo de assistente administrativo, com atuação na área de apoio e que exigirá somente o nível médio de escolaridade.

De acordo com fontes, o processo da escolha da organizadora já está em andamento. Quanto ao edital, segundo cronograma presente numa lista de concursos previstos pela universidade, o edital desse concurso poderá ser publicado até o dia 30 de abril.

Sobre o Cargo

Um assistente administrativo tem jornada de trabalho de 40 horas semanais. Recebe salário de R$3 mil por mês, incluindo auxílio-alimentação. E a universidade contrata esse servidor através do regime estatutário, que permite uma certa estabilidade na profissão.

Se você pretende ingressar nesse cargo relevante no meio acadêmico, é preciso conhecer quais as atribuições que você irá assumir, quando conseguir a aprovação:

  • Organização, o planejamento e a execução de projetos;
  • Registro, controle, divulgação e emissão de serviços gerais;
  • Preparação de documentos visando sua reestruturação.

O concurso para assistente estava previsto desde 2015, quando o cargo foi citado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Uerj e o Ministério Público do Estado (MP-RJ), para a substituição de profissionais não-concursados. A previsão indicava a abertura de 20 vagas, com direito a reserva de vagas para portadores de deficiência, negros e indígenas.  

Porém, passados cinco anos, esse concurso segue sem ser aberto, e por conta disso, certamente o déficit de profissionais aumentou, o que torna grande as chances de que haja uma oferta maior de vagas no processo de 2020, porém, ainda sem um quantitativo definido.  

Sobre o último concurso de assistente da Uerj

Essa carreira não abre edital desde 2010, quando foram abertas 28 vagas para as unidades do Rio de Janeiro (20 vagas), São Gonçalo (02), Resende (02), Nova Friburgo (02) e Duque de Caxias (02).

Para quem já está de olho no concurso previsto para 2020, pode usar como base as questões aplicadas nas provas objetivas realizadas em abril de 2010. A banca que elaborou essas provas foi a Cepuerj. Aliás, os candidatos de dez anos atrás só tiveram as 100 questões objetivas como método de avaliação e seleção. Veja o que foi cobrado:

  • 30 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 de Informática;
  • 25 de Matemática/Raciocínio Lógico;
  • 10 de Noções de Inglês e
  • 15 de Legislação.

Era preciso alcançar 70 pontos ou mais para conseguir a aprovação, sendo que a pontuação nas provas de português e informática era maior, o que poderia elevar a pontuação geral de um concorrente para até 140 pontos. Na ocasião, quem saía aprovado era contratado também pelo regime estatutário e tinha carga de trabalho de 40 horas semanais.