Aprovado no concurso de 2015, Rafael Honorato fala sobre como é o trabalho no INSS e das possíveis áreas de atuação do técnico do seguro social. Ele conta também como foi sua rotina de estudo à época.

Saiu o tão aguardado concurso INSS, para mil vagas de técnico do seguro social. Se você vai participar da seleção, é fundamental saber como é a rotina de trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social, conhecer de forma mais aprofundada as atribuições da carreira e entender sobre as chances de crescimento profissional. Para falar sobre tudo isso e muito mais, o podcast Hora do Concurso traz como convidado, esta semana, Rafael Honorato. Ex-aluno da DEGRAU CULTURAL, ele foi aprovado em segundo lugar para a gerência executiva de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, no certame realizado em 2015.

Em entrevista aos jornalistas José Lucas Brito e Luiz Fernando Caldeira, Rafael Honorato conta que a carreira de técnico é muito dinâmica. Ele explica que este profissional pode atuar em diversos setores do INSS, seja no atendimento direto à população, que busca o auxílio da autarquia para receber algum benefício, seja em funções mais administrativas, como analisar requerimentos de benefícios ou serviços, por exemplo.

Uma das coisas que fizeram eu me apaixonar ainda mais pelo INSS é que ele é muito dinâmico. É muito bom por um lado, mas também é muito desafiador por outro, porque você tem que estar se atualizando o tempo todo, ficar acompanhando a legislação constantemente, pois as legislações previdenciária e assistencial acompanham as mudanças da sociedade”, afirmou.

Por isso, Rafael Honorato destaca que as legislações previdenciária e assistencial são importantes não só para o candidato ser aprovado no concurso INSS, mas, sobretudo, no desempenho da atividade laboral. “Esses assuntos surgem todos os dias no trabalho desse profissional”, ressalta o técnico do INSS.

Como o edital já foi divulgado, Rafael Honorato aconselha os candidatos a criarem um cronograma de estudos de acordo com o tempo que dispõem. Na época em que estudou para o de 2015, o ex-aluno da DEGRAU CULTURAL decidiu deixar o emprego para se dedicar exclusivamente para o concurso INSS. Porém, ele explicou que essa não precisa ser necessariamente a decisão a ser tomada por quem vai participar do novo certame.

Basta ter foco, determinação, disciplina, persistência e resiliência. Para mim, essas cinco palavras fizeram toda a diferença. Existem momentos que não vamos estar animados, por vezes pensaremos em desistir. Só que é assim: o sonho é seu, e ninguém poderá realizá-lo por você”.

LEIA TAMBÉM: Concurso INSS - sai edital com mil vagas para técnico. Nível Médio! 

Veja como assistir o episódio completo do podcast Hora do Concurso

Quer obter mais recomendações de Rafael Honorato e conhecer melhor o como é trabalhar no INSS? Então, acesse agora mesmo uma das principais plataformas digitais de distribuição de áudio, tais como Spotify, DeezerAmazon MusicGoogle PodcastTunein, e ouça agora mesmo o podcast Hora do Concurso.

A entrevista também está disponível no canal da DEGRAU CULTURAL no Youtube, juntamente com os mais de 30 episódios já publicados. Curta, comente e compartilhe com os seus colegas para que mais pessoas recebam orientações de qualidade para obter o ingresso em um dos órgãos públicos mais importantes para o Brasil.

 

Fale agora com um consultor!

Vídeo do YouTube · toque para carregar