Concurso Uerj: definições sobre Word, Power Point e Excel

Quem pretende se inscrever ao concurso de assistente em administração da Uerj deve saber como funciona essas ferramentas para se sair bem na prova de Informática.

A pandemia obrigou a Universidade Estadual do Rio de Janeiro interromper os preparativos para o concurso de assistente em administração, cargo de nível médio, já que as atividades presenciais também estão suspensas. Ainda não se sabe quando os preparativos serão retomados. Mas isso não é desculpa para quem objetiva ingressar ao quadro de servidores da instituição.

Uma dica que dez entre dez especialistas recomendam aos concurseiros é buscar o edital e as provas do concurso anterior do órgão ao qual pretende concorrer, para servir de norte aos estudos. O último concurso da Uerj aconteceu há bastante tempo, em 2010. Na época, os inscritos tiveram de responder a perguntas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico, Noções de Inglês, Legislação e Informática.

Essa última disciplina aparece assiduamente em concursos em cargos ou órgãos da área administrativa. Dentre os conteúdos presentes no edital de 2010 e que certamente estão inseridos no dia-a-dia profissional de um assistente da Uerj são os conceitos e funcionalidades do Word, Power Point e Excel, importantes ferramentas do Pacote Office da Microsoft.

Word

É uma espécie de editor cuja função principal é a digitação de artigos e formatação de textos. Pelo Word, o usuário é capaz de editar fontes, parágrafos, estilos, listas, além de permitir a integração de outros formatos no mesmo documento, como imagens, tabelas, desenhos, gráficos e hiperlinks da internet. Essa é uma ferramenta essencial e básica na grade curricular de um curso de informática na internet.

Power Point

Utilizado para a elaboração de arquivos visuais chamados de slides, que servem para tornar o conteúdo de reuniões, palestras e aulas mais dinâmicas. O formato específico dele é o ideal para apresentações em retroprojetor (data show), computadores e outros dispositivos. A interface do PPT permite a inserção de dados, tabelas, áudio e vídeo, tudo em um único arquivo.

Excel

Ferramenta ideal para criar planilhas, tabelas e relatórios. Traz diversas funções que facilitam cálculos mais complexos. Até por conta disso, recomenda-se que quem pretende trabalhar com na área administrativa e/ou econômica deve fazer um curso de Excel para aprender a lidar com o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas, controle de vendas, cálculo de preços, entre outros.

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Publicado: 31 de July de 2020