Marinha irá aplicar as provas objetivas para os candidatos às 303 vagas de oficiais da reserva do 1º Distrito Naval. Fique atento às dicas da professora Mariana Lima.

Está chegando o dia dos candidatos às vagas de oficiais da reserva do Serviço Militar Voluntário da Marinha do Brasil passarem pela primeira etapa de avaliação. Neste domingo, 5 de fevereiro, serão aplicadas as provas objetivas em todo o país, tendo início às 10h30, pelo Horário de Brasília, com os portões sendo abertos duas horas antes e fechados às 9h30.

Apesar de haver uma tolerância de 20 minutos após o fechamento dos portões para que os concorrentes se apresentem às suas respectivas salas de prova, o ideal é que o candidato planeje-se, pesquise o endereço onde fará a prova, analise o trajeto mais curto para poder chegar bem antes dos portões se fecharem.

Além disso, o candidato não pode esquecer de levar o documento de identificação com foto, o comprovante de inscrição impresso, caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente, além de lápis e borracha.

O edital de convocação para as provas, publicado no fim de janeiro, orienta os candidatos ainda levarem os alimentos em materiais transparentes, não levarem aparelhos eletrônicos para as salas de prova e devem estarem trajando roupas civis.

Segundo a professora Mariana Lima, que leciona as disciplinas de Conhecimentos Navais nos cursos da DEGRAU CULTURAL, todos esses elementos, bem como a vestimenta adequada que irá usar, devem ser organizados na véspera, sem jamais deixar para arrumar em cima da hora sob o risco de se estressar e perder o foco para a prova.

As provas para o 1º Distrito Naval irão acontecer nas cidades onde os selecionados irão trabalhar. No Rio de Janeiro, por exemplo, os exames irão acontecer na capital fluminense, em Angra dos Reis, São Pedro da Aldeia, Itaguaí, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Nova Friburgo. Já no Espírito Santo, que também faz parte do 1º distrito, os exames serão aplicados em Vitória (capital) e Vila Velha.

Vale a pena estudar na véspera das provas do Concurso SMV Marinha?

Restando muito pouco para colocarem tudo o que estudaram em prática, muitos candidatos ficam se perguntando se ainda dá tempo de revisar algum conteúdo previsto no edital para não esquecê-lo na hora da prova. A professora Mariana orienta o seguinte:

Sempre é bom dá uma lida em algum material e relembrar. O candidato deve avaliar onde é sua maior dificuldade ou até mesmo onde o conteúdo foi menos estudado e rever alguns pontos. Pode até desacelerar um pouco, mas não recuar!

Os candidatos que se inscreveram para ocupar as 303 vagas destinadas ao 1º Distrito Naval terão de responder a 50 questões objetivas, sendo 25 em Língua Portuguesa e 25 nas disciplinas que compõem a parte de Formação-Militar Naval.

OBS.: Quem se inscreveu às vagas de oficiais médicos, no lugar de Formação Militar-Naval, as 25 questões serão de de Conhecimentos Específicos da área da saúde.

Na visão da especialista em concurso da Marinha, o tempo máximo de três horas é satisfatório para que os candidatos consigam responder toda a prova. Ela acrescenta ainda que o tempo para resolver cada pergunta varia de candidato para candidato, dependendo do nível de preparo dele:

“Oriento os meus alunos a começarem pela formação naval, onde as questões são mais incisivas e fora algumas pegadinhas, o candidato bem preparado consegue visualizar o gabarito correto mais facilmente. Português dá margem à diversas interpretações, ocupando assim maior tempo na realização da prova”.

Ainda em relação ao tempo para resolver a prova, os candidatos a oficiais devem se preocupar apenas em resolver todas as questões e deixar para preencher o cartão-resposta ao terminar o exame, o que daria a chance ao candidato a fazer uma última revisão por toda a prova, caso ele tenha tempo suficiente para isso.

Os candidatos devem se preocupar com o nível de dificuldade das provas da Marinha?

Para se manter na disputa pelas vagas temporárias, o candidato precisa atingir nota igual ou superior a 50 pontos, em uma escala de 0 a 100, e conseguir nota suficiente para se classificar até o limite correspondente a três vezes o número de vagas estabelecidas, considerando-se ainda os candidatos que estiverem empatados na última posição.

Por isso, é importante o candidato ter feito uma preparação intensiva antes mesmo da publicação do edital, até porquê, segundo a professora Mariana Lima, as questões das provas objetivas dos concursos da Marinha costumam ser as mesmas da seleção anterior, havendo uma ou outra alteração. “Gosto muito de trabalhar com meus alunos resumos, exatamente como estão nas publicações disponibilizadas, justamente por conta dessa característica da banca (Marinha)”, acrescenta a professora.

Apesar de haver essa característica de “copia e cola” na produção das provas objetiva, a professora alerta aos concorrentes que levem muito a sério essa primeira etapa, pois é a partir dela que o candidato avança para as demais fases do Concurso SMV Marinha:

Não adianta ter muitos títulos, se o mesmo não garantir uma boa colocação na prova objetiva. Por isso, como disse no início, não é o momento de recuar!”.

O gabarito preliminar dos exames objetivos deverão ser publicados no portal referente ao Serviço Militar Voluntário da Marinha no dia seguinte à aplicação dessa etapa.

Ao se classificarem na prova objetiva, os candidatos ainda passarão por: verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, prova de títulos e designação à incorporação e incorporação.

No primeiro ano de contrato no Serviço Militar Voluntário irão receber ganhos de R$10.992,04. As remunerações vai sendo elevadas conforme vão passando os anos e o oficial vai avançado de patente. Chegando no sétimo e último ano de contrato, eles alcançam o posto de capitão-tenente e têm seus rendimentos elevados para R$14.706,71.

“A Degrau Cultural deseja a todos os candidatos do Concurso SMV Marinha boa sorte nas provas”.

 

Fale agora com um consultor!