Concurseiros pedem anulação de três questões da prova de História do último concurso para a Polícia Militar, o que amplia chances de novas convocações.
O último concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de 2014, está envolto a uma polêmica: um grupo de candidatos entrou com uma ação civil pública protocolada para pedir a anulação de três questões da prova de História, alegando que há irregularidades e divergências em relação ao conteúdo programático. Esse grupo de aproximadamente mil alunos se sente prejudicado por não atingir a pontuação mínima justamente nessa disciplina, o que impediu que eles avançassem para as etapas seguintes do concurso.
Alisson Nascimento, integrante da comissão de candidatos do concurso de soldado da PM do Rio, declarou que a banca do concurso, Exatus, retirou cinco questões de História de sites e blogs da internet e que essas questões não condizem com o que está no edital do concurso. Inclusive duas três questões problemáticas tinham mais de uma questão correta, o que estaria descumprindo um item do edital, além de não ter profissionais especializados para a confecção das provas.
A ação a qual o grupo encaminhou obteve vitórias em várias instâncias, até no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e até agora nada mudou:
“São quase seis anos na tentativa de dar solução ao problema. Existe laudo pericial, determinado pela primeira vara de fazenda pública da capital, onde o perito confirma nossas alegações. Três das cinco questões de História deveriam ser anuladas e não foram”, relatou Alisson.
Caso essas questões sejam anuladas, pelo menos, 1.429 participantes poderão ser convocados para ingressar na corporação, já que esse contingente não conseguiu atingir a pontuação mínima dessa disciplina que era de 20 pontos:
- 6.084 candidatos eliminados com 19 pontos;
- 7.794 candidatos com 18 pontos;
- 9.483 Candidatos com 17 pontos.
Vale lembrar que alguns candidatos poderiam ter acertado uma ou todas as três questões que poderão ser descartadas e, caso aconteça, poderão perder esses pontos. Por isso, a quantidade de participantes convocados ainda é uma informação incerta. Caso a demanda seja atendida, a Polícia Militar irá ao menos reduzir a carência de profissionais na corporação. Hoje, o quadro é composto 7.380 servidores, quando o ideal era possuir mais de 37 mil funcionários.
Faltam dois dias para a formatura
Nesta sexta-feira, 19 de junho, acontecerá a formatura de 443 aprovados do concurso Pmerj para soldados que irão reforçar o patrulhamento nas ruas durante a quarentena. Ainda há a expectativa de mais 800 aprovados desse concurso serem convocados, além de tramitar o Projeto de Lei 2.614/2020 que solicita a convocação de TODOS os remanescentes do concurso de seis anos atrás.
Assim que esse processo de convocação for totalmente encerrado, um novo concurso poderá ser aberto, que poderá ofertar 2 mil vagas para soldados.
Os interessados em ingressar na Polícia Militar precisam obedecer aos seguintes requisitos:
- Nível Médio de escolaridade;
- Carteira Nacional de Habilitação de categoria B ou superior;
- Estar na faixa etária entre 18 a 35 anos;
- Altura mínima de 1,65 (para homens) e 1,60 (para homens).
Após a formatura, o salário concedido aos aprovados nesse novo concurso deverá ser no valor de R$3.452,55



