Concurso PM-RJ 2020: governador anuncia edital com 2 mil vagas para soldados

O governador do RJ confirmou que o novo edital do concurso PMERJ deve ser publicado ainda no 1º semestre de 2020.

Durante o lançamento do programa “Segurança Presente”, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (29), o governador do estado, Wilson Witzel, confirmou a abertura de um novo concurso PM-RJ para soldados em 2020. Segundo ele, o edital deve ser publicado com 2 mil vagas. 

Witzel informou ainda, que o novo edital do concurso PM-RJ já teve o aval do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. Segundo o coronel, em 2020 não só serão chamados os aprovados no concurso de 2014, como também será lançado o edital do novo concurso para mais 2 mil novos soldados. O governador disse que esse é o compromisso do governo para recompor a Polícia Militar do Rio.

Na última segunda-feira (02) a Assessoria de Imprensa da PM-RJ confirmou a um jornal que o concurso está em fase de planejamento. 

Há alguns meses o governo já vinha falando sobre a realização de um novo concurso para soldado da Polícia Militar, uma vez que Witzel anunciou que 8 mil novos PMs serão contratados até 2021 e a última seleção para soldados, realizada em 2014, não teve número de aprovados. Logo, a única solução seria abrir um novo concurso PM-RJ para atingir a meta de conseguir colocar 8 mil novos policiais nas ruas e  reforçar o patrulhamento.

Durante o lançamento do “Barra Presente”, o governador reforçou que todos os aprovados no concurso PMERJ de 2014 serão chamados em 2020 e receberão o treinamento adequado para realizar a função. 

A PM-RJ só está aguardando a convocação de todos os aprovados no concurso de 2014 para dar início ao novo processo seletivo. Entretanto, o coronel Mauro Fliess, assegurou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados e recomendou que os interessados em conquistar uma vaga no próximo concurso PM-RJ continuem estudando.

Carreira de soldado da PM-RJ

Para se candidatar à carreira de policial militar, é exigido nível médio completo de escolaridade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter idade entre os 18 e 30 anos. A remuneração inicial é de 2.213,62 para os soldados em treinamento, durante o curso de formação, subindo para R$3.452,55 após a formatura.

PM-RJ tem hoje um déficit de, pelo menos, 30 mil soldados

Sem concurso desde 2014, PM-RJ tem menos 30 mil soldados que o previsto em lei. A Polícia Militar do Rio deveria ter 37.541 policiais, porém, atualmente conta com somente 7.380. 

Para solucionar o problema, desde o início de sua gestão, o governador Witzel se comprometeu em colocar 8 mil novos soldados nas ruas até 2021. 

Para 2020, a previsão do governo é que 4 mil aprovados no concurso PM-RJ estejam em formação. Já em 2021, espera-se mais 4 mil e até 2022 o governador acredita que 12 mil policiais terão entrado na Polícia Militar. Para atingir essa meta, terão que abrir concursos nos próximos três anos. Isso porque o último concurso PM-RJ, tem somente 3 mil aprovados em cadastro de reserva.

 

Fale agora com um consultor

Publicado: 03 de December de 2019