Concurso PC-RJ: preparativos avançam para o setor de seleção

Trâmites para processo seletivo são agilizados e chegam à Divisão de Recrutamento e Seleção

Na última segunda-feira, dia 13, os preparativos para o novo concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro tiveram importantes avanços no cronograma de realização. O processo chegou ao setor de Divisão de Recrutamento e Seleção, que definirá os requisitos básicos para a escolha da banca organizadora que será responsável pela aplicação e montagem das provas. Há, no momento, 7 bancas que ofereceram propostas para a corporação

No penúltimo dia de 2019, as bancas candidatas ao processo licitatório entregaram a documentação para atestar experiência na organização de outros concursos. A Polícia Civil ainda não precisou quanto tempo levará para checar as documentações, mas garante que a orientação interna é agilizar os trâmites, para que o edital seja publicado imediatamente.  

A intenção é abrir duas licitações para contratação de duas bancas organizadoras. Uma ficará à frente da seleção para as 47 vagas de delegado, com formação superior em direito. O outro processo irá definir a banca dos concursos para as demais 817 vagas restante para cargos autorizados. Entre eles:

De acordo com a Assessoria de Imprensa da PC-RJ, o cronograma do concurso só será definido após à definição da banca organizadora. Nesse período, então, será divulgado a data de publicação do edital e de aplicação das provas. A etapa de seleção para o cargo de delegado é distinta em relação às demais:

Delegado: Provas objetivas → Provas discursivas → Provas orais → Prova de capacidade física → Exame psicotécnico → Exame médico.

Os Demais cargos dispensam a aplicação das provas discursivas e orais. Portanto, terão provas objetivas, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico.

Os aprovados ainda passarão por cursos de formação e prova de investigação social, na Academia de Polícia (Acadepol).

Os próximos passos a serem concretizados para que o concurso PC-RJ seja aberto são:  

  • Fim da licitação para escolha da banca organizadora;
  • Publicação do resultado no Diário Oficial;
  • Alinhamento entre as partes para definir datas de inscrição e datas das provas.

Remuneração dos contratados

Os 47 felizardos que saírem aprovados para o cargo de delegado, poderão receber vencimentos no valor de R$18.747,95. Nesse valor e no dos demais cargos, já está incluso o auxílio-alimentação de R$264. Esse é o maior salário oferecido no concurso. Confira abaixo as respectivas remunerações para as demais funções na Polícia Civil:

 

Fale agora com um consultor

Publicado: 14 de January de 2020