Professor Leonardo Vasconcelos, de Informática, inaugura série de matérias sobre a preparação para o concurso de inspetor da Polícia Civil. Confira!

Quando sairá o edital para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro? Essa é o questionamento mais recorrente entre os concurseiros de todo o estado. Até mesmo os concurseiros que não pretendem ingressar na PC-RJ estão atentos às novidades sobre os 7 editais da corporação. Isso porque, a realização de um certame para um dos órgãos mais importantes do Rio de Janeiro é um indicativo para que outros órgãos sigam o mesmo caminho e possam abrir novas vagas, mesmo neste cenário de pandemia.

Enquanto o dia da publicação dos editais do Concurso PC-RJ não chega, é importante seguir focado na preparação, mesmo ainda sem ter uma data como referência. Quanto antes você estiver preparado, mais à frente dos concorrentes você estará. 

Para auxiliar os candidatos nessa preparação, iniciamos uma série de matérias com dicas e orientações dos professores dos cursos da Degrau Cultural sobre as disciplinas que deverão ser cobradas nas próximas provas objetivas. Quem começa essa série é o professor Leonardo Vasconcelos, que leciona Informática aqui na Degrau Cultural.

O edital de 2012 ainda serve de referência para os candidatos?

De acordo com o professor Leonardo, desde que o último edital de inspetor da PC-RJ foi publicado, passaram-se nove anos e muitas coisas já aconteceram. Mesmo assim, ele acredita que o edital não deva mudar muito em relação ao anterior. O professor aposta que apenas deverá haver algumas atualizações sobre os softwares, como: o Windows que deverá ser cobrado deverá ser o Windows 10; e o Microsoft Office será uma versão mais nova do que a versão 2010, cobrada na última seleção. Analisando outros concursos, Leonardo garante que itens como Redes de Internet e Segurança da Informação são assuntos cada vez mais cobrados em concursos da área policial.

Também analisando o edital de 2012, no que tange ao sistema operacional, apenas o Windows foi cobrado pela Polícia Civil do RJ. Já em relação aos editores de textos e planilhas, apenas o Word e Excel (Office) estiveram presentes na seleção. Será que essa é a tendência do próximo concurso ou o candidato deve estudar outros conteúdos como o Linux, Calc e Writer? O professor Leonardo responde:

Creio que no concurso da PCERJ, ainda seja cobrado somente o Sistema Operacional Windows, porém na versão 10, e Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint), na versão 2013 e posterior. Não acredito que será adicionado outros Sistemas Operacionais e também não acrescente o LibreOffice. Deixe para estudar estes se aparecer no edital”.

O docente acredita que outros sistemas operacionais e editores de textos e de planilhas devem aparecer na próxima seleção, dependendo da banca que será escolhida para organizar o certame. Vale lembrar que sete empresas apresentaram propostas para organizar o concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro:

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Selecon;
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP Concursos);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan).

Enquanto a organizadora não é definida, o professor Leonardo recomenda que os candidatos se preparem por meio do edital anterior, começando pela teoria, passando pela prática de revisões e depois resolvendo questões de provas organizadas por essas bancas, de preferências dos últimos cinco anos, já que a Informática é um ramo que sofreu evoluções constantes.

Assim que o processo licitatório for concluído e já houver um organizador, o professor Leonardo diz a mesma coisa aqui que costuma falar em sala de aula: “Tendo a banca definida, faça todas as questões anteriores já cobradas pela Organizadora. Deste modo, fica mais fácil observar o recurso que a banca utiliza para tornar uma afirmação falsa ou verdadeira”.

Quantidade de Questões

Em 2012, os candidatos ao cargo de inspetor tiveram de responder a 20 questões de informática. Para alguns concurseiros, esse quantitativo deve aumentar em função do aumento de crimes cibernéticos do país, como a profusão de fake news. Porém, o professor Leonardo acredita que o número não será alterado, independente da banca escolhida.

Dentro desse quantitativo, o professor indica quais conteúdos estão mais propensos a cair no próximo exame e que, portanto, merecem maior atenção aos futuros inspetores:

“Analisando as questões que foram cobradas pela FEC/UFF no último certame da PCERJ, em 2012, os tópicos cobrados foram:

  • 10 questões de Microsoft Word 2010;
  • 01 de Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas;
  • 01 de Noções de hardware e de software para o ambiente de microinformática;
  • 01 de Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup);
  • 01 de Conceitos, serviços e tecnologias relacionados a intranet, internet e a correio eletrônico;
  • 02 de Sistema Operacional Windows XP e Windows 7;
  • 02 de Microsoft Excel 2010;
  • 02 de Internet Explorer 9 e Microsoft Outlook 2010;

Observando essa prova e analisando esse último concurso, digo que irá cair Microsoft Word, sendo 50% da avaliação de informática. Entretanto, os concursos da atualidade para Polícias pelo Brasil estão cobrando mais Redes e Segurança da Informação. Contudo, vale lembrar que 2013 e 2014 houve provas para PC-RJ para Oficial de Cartório e Papiloscopista, organizados pelo IBFC, e a cobrança foi dividida por todos os tópicos do edital”.

Prova de informática ressalta desigualdade entre candidatos?

Muitos concurseiros se preocupam com relação aos concorrentes estarem mais preparados devido à bagagem que carregam. Em um país como o Brasil, em que nem todos tiveram, desde o início da formação escolar, acesso aos materiais tecnológicos, essa desigualdade pode, infelizmente, se tornar mais visível no resultado final da prova.

De fato, o professor Leonardo afirma que o uso constante do computador torna mais fácil o aprendizado. Porém, como nas provas em um concurso público se cobra mais a teoria, como atalhos, ícones, ferramentas, comandos, etc, isso equilibra as chances entre concurseiros com diferentes níveis de formação tecnológica. Isso porque, o usuário comum de computador, também não costuma usar esses temas no dia a dia.

Como é de praxe na maioria das séries de preparação, o professor Leonardo Vasconcelos não deixou somente uma dica, mas um provérbio japonês para os candidatos a não desistirem da tão sonhada vaga no concurso público e manterem os estudos:

Treine enquanto eles dormem. Estude enquanto eles se divertem. Persista enquanto eles descansam. E então, viva o que eles sonham”.

 

Fale agora com um consultor!