Concurso PC-DF: análise sobre o edital recém-lançado para agente

Fique atento às novidades presentes no edital do concurso para agente da Polícia Civil do Distrito Federal, com 1.800 vagas para o cargo de nível médio.

Na semana passada (em 1º de julho) a Polícia Civil do Distrito Federal atraiu todas as atenções da classe concurseira do país ao divulgar o edital para o concurso público de agentes, cargo de nível superior, que oferece nada menos que 1.800 vagas. E a remuneração destinada ao cargo é um verdadeiro imã de concorrentes: 8.698,78 no início de carreira.

Ao saberem desse novo concurso à vista, muitos concurseiros trataram de pegar o edital para si e começaram a estudar cada um dos conteúdos programáticos. Outros, ainda estão assimilando essa novidade e não iniciaram a preparação. Para esse grupo de concurseiros, recomendamos que mantenha a calma e que não se desespere. Mas que recupere o tempo perdido o quanto antes, já que são mais de 100 dias para a prova objetiva marcada em 18 de outubro e são muitas vagas em disputa, portanto, dá para beliscar uma colocação se iniciar logo os estudos.

O perfil da prova de agente sofreu algumas mudanças. Se antes do lançamento do edital, esperava-se que um perfil mais jurídico, ele acabou tendo que dividir o protagonismo com disciplinas da área de exatas (Estatística, Contabilidade e Tecnologia da Informação). Apesar dessa quebra de expectativa, o nível da prova é considerado muito bom pois exigirá que os futuros profissionais da Polícia Civil tenham aptidão para atuar em várias áreas.

Outras percepções sobre o edital

A banca organizadora desse concurso é o Cebraspe, um outro ponto a ser observado, pois a empresa também administrará as provas do concurso de escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal e organizou o último concurso de agente da Polícia Federal, em 2018. Esses dois editais podem ter influenciado na criação do edital recém-lançado de agente do PC-DF.

Compare abaixo as disciplinas presentes nos editais de escrivão e agente:

Conhecimentos Básicos - Agente

Conhecimentos Básicos - Escrivão

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal, Legislação, Matemática e Raciocínio Lógico, Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos Específicos - Agente

Conhecimentos Específicos - Escrivão

Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos, Informática, Estatística e Contabilidade

Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos, Informática, Matemática e raciocínio lógico

Analisando a distribuição dos conteúdos dos dois editais, vemos que as disciplinas de Matemática e Raciocínio Lógico estão na parte de conhecimentos básicos no concurso de agente , enquanto que no edital de escrivão fazem parte de Conhecimentos Específicos.

Vemos também que a disciplina de Noções de Direito Administrativa é cobrada somente na seleção de agentes, disciplina essa que se faz presente no último concurso desse mesmo cargo na Polícia Federal.

Por fim, percebe-se que a prova de informática exigirá muito do concorrente, com a inclusão dos Fundamentos da Computação, compostos pelos tópicos: Organização e arquitetura de computadores; Componentes de um computador (hardware e software); Sistemas de entrada, saída e armazenamento; Princípios de sistemas operacionais; e Tecnologias de virtualização de plataformas: emuladores, máquinas virtuais, paravirtualização. Além disso, está sendo cobrado um conteúdo acadêmico da área de Tecnologia da Informação e Ciência da Computação – Noções de sistemas operacionais embarcados/móveis: Android e iOS; e Noções de redes privadas virtuais (VPN).

Apesar de não ser uma matéria característica de uma seleção de agentes da Polícia Civil, ela não deve ser dispensada da enorme lista de conteúdos a serem estudados, pois pode surgir em alguma questão da prova, e queremos que você, meu caro concurseiro, esteja preparado para responder corretamente todas as perguntas.<

Fale agora com um consultor!

Publicado: 10 de July de 2020