Concurso IBGE: o caminho até à publicação do edital com 6.500 vagas

Após ter o concurso com 6.500 vagas autorizado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deverá cumprir muitas etapas para abrir o edital em até seis meses.

O Governo Federal autorizou, na última sexta-feira (11/09), a realização de um concurso com 6.500 vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é divulgar o edital desse processo até março de 2021. Até lá, muito deve ser resolvido.

O IBGE informou que agora com o aval publicado no Diário Oficial da União, o órgão elaborará o projeto básico do edital, uma referência para encaminhar às bancas organizadoras interessadas em participar do processo de licitação. Até o momento não está definido se será publicado um edital para todos os cargos ou mais de um edital.

Assim que todas as propostas forem enviadas e analisadas, o IBGE decidir qual banca venceu o processo licitatório e ficará responsável pelo concurso. Após a assinatura do contrato com a organizadora, finalmente, o edital poderá ser publicado.

Apesar do prazo para lançar o edital seja de até seis meses, consta na portaria que os contratados por meio desse processo atuarão já a partir de janeiro do ano que vem, deixando claro que todo esse processo de licitação e divulgação do edital seja concluído até o fim de 2020.

6.500 vagas distribuídas em quatro cargos

Os aprovados que ocuparem as 6.500 vagas não atuarão diretamente no Censo Demográfico, que fora adiado para o próximo ano em função da Pandemia da Covid-19, pois o trabalho deles ficará restrito à pesquisas realizadas comumente pelo IBGE.

Essas vagas serão destinadas a quatro carreiras nos seguintes níveis de escolaridade:

Nível Médio: agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas), supervisor de coleta e qualidade (552 vagas) e agente de pesquisa por telefones (300 vagas).

Nível Superior: supervisor de pesquisa (25 vagas).

Os aprovados em cada um desses cargos terão contrato de trabalho de até um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O IBGE deve definir, em breve, o valor das remunerações de cada um desses cargos e também se essas vagas serão direcionadas para todo o país ou para regiões específicas.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 16 de September de 2020