Candidatos às 160 vagas para a corporação devem ficar atento às questões sobre advérbios, preposições, conjunções e interjeições.
Recentemente, publicamos a respeito do emprego das classes gramaticais variáveis, assunto presente no conteúdo programático da prova de Língua Portuguesa do concurso público para a Guarda Municipal de São Gonçalo, que prevê a contratação de 160 aprovados, 40 para ocupação imediata e 120 para cadastro de reserva.
As provas estão marcadas para o dia 16 de agosto. Portanto, até lá, siga firme e confiante nos estudos para obter a aprovação. Nesse texto, você vai conhecer as outras classes de palavras que compõem a morfologia do nosso idioma. Essas classes são chamadas de invariáveis, ou seja, não sofrem flexão em número, gênero e grau.
Advérbios
Palavras que modificam os verbos, os adjetivos e até outros advérbios. Há ao todo sete tipos de advérbios:
- Lugar – abaixo, acima, dentro, fora, adiante, atrás;
- Tempo – ainda, antes, depois, cedo, tarde, logo;
- Modo – ademais, depressa, só, também;
- Negação – não, nada, nenhum;
- Afirmação – sim, certo, certamente;
- Dúvida – porventura, acaso, talvez;
- Intensidade – bastante, mais, menos, muito, pouco.
Além dessas palavras, existem também as locuções adverbiais, que são expressões com mais de um advérbio. Ex.: em breve, logo mais, pela manhã, por dentro, à tarde, etc.
Preposições
São conectivos que ligam o complemento à palavra completada, podendo servir como antecedente ou conseqüente à palavra. As preposições são classificadas em dois tipos:
Preposições Essenciais: palavras que funcionam apenas como preposição. Ex.: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.
Preposições Acidentais: são aquelas que apresentam uma conjunção com função prepositiva. Ex.: mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto.
Conjunções
Essa é uma das classes mais importantes da nossa língua, pois funciona como conectivo que liga entre orações que compõem o mesmo período. Ex.: As vagas na Guarda Municipal são destinadas à pessoas que tenham concluído o ensino médio.
A conjunção que está cumprindo a função de interligar a primeira oração (“As vagas na Guarda Municipal são destinadas”) com a segunda (“tenham concluído o ensino médio”).
Interjeições
Dificilmente serão cobrados nas questões da prova objetiva. São palavras que exprimem de forma curta e sucinta um pensamento ou emoção. Vejam alguns exemplos: Oba, olá, psiu, bravo!, puxa.




