Concurso Bombeiros-RJ: saiu o resultado dos pedidos de isenção para oficiais

Candidatos que solicitaram pedido de isenção para o concurso de oficiais da CBMERJ já podem conferir se foram contemplados ou não. Inscrições seguem abertas até o dia 30 de novembro.

Já está publicado no Portal do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na página do Departamento de Seleção Acadêmica (Desea), o resultado geral da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o concurso de oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio.

O documento informa que cerca de 1.535 pessoas solicitaram não pagar a taxa, sendo que desses apenas 421 candidatos tiveram seus pedidos aceitos, contra 1.114 pedidos negados. A ausência de documentação comprobatória para análise é o principal motivo para que a maioria tivesse uma resposta negativa.

Como nesse concurso não será concedido o direito de recurso por parte daqueles que não obtiverem o direito à isenção, se ainda se interessarem, poderão se inscrever até a próxima segunda-feira, 30 de novembro, e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$100, que poderá ser feito em qualquer agência bancária até o dia 1º de dezembro.

Resumo do concurso de oficiais

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro oferece 25 vagas para o Quadro de Oficiais, sendo 17 para a ampla concorrência, 05 para candidatos negros/índios e 03 destinadas a concorrentes com hipossuficiência econômica. Para poder assumir essa patente, o candidato precisa ter nível médio completo e outros requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Em caso de menores de 18 anos, é preciso ter o consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros;
  • Estar com o nível médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula no curso de formação de oficiais;
  • Se for militar, deve-se estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

Esses concorrentes prestarão as provas objetivas mais uma redação no dia 10 de janeiro de 2021, quando serão cobradas 50 questões sobre as disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Em função da pandemia, não serão cobradas questões discursivas em disciplinas da área de exatas.

Além desse concurso de oficiais, a CBMERJ também está trabalhando em outro processo seletivo. Nesse, estão abertas 3 mil vagas temporárias para o Quadro de Soldados, que traz como requisitos o ensino médio completo, estar na faixa etária entre 18 a 25 anos e tanto homens quanto mulheres poderão concorrer, sendo que haverá uma reserva de 30% dessas vagas para os concorrentes do sexo feminino. A remuneração pode chegar a R$3.352,55 e o contrato de trabalho pode ser estendido até oito anos. O edital é aguardado para sair nas próximas semanas.   

Fale agora com um consultor!

Publicado: 26 de November de 2020