Agência Nacional de Energia Elétrica encaminha solicitação ao Governo Federal para realizar concurso nos cargos de especialistas, analistas e técnicos.  

Em resposta ao Portal de Acesso à informação, no dia 21 de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que enviou ao Ministério da Economia o pedido de concurso com a perspectiva de abrir 179 vagas para três cargos, com os seguintes níveis de escolaridade:

  • 51 vagas para especialistas em regulação - nível superior;
  • 44 vagas para analistas administrativos - nível superior;
  • 84 vagas para técnicos administrativos - nível médio.  

As remunerações para essas carreiras variam entre R$6.605,52 a R$12.890,49. Após essa solicitação de pedido de concurso pela Aneel confirma o que havia sido antecipado, em janeiro deste ano, pelo superintendente de Recursos Humanos da Aneel, Alex Cavalcante, que se mostra otimista com a possibilidade de aval:

Vamos retomar esse pedido de maneira formal dentro desse prazo. E temos a expectativa de que, pelo menos para o segundo semestre, isso pudesse ser concretizado. Apenas uma expectativa, tudo depende do que o Ministério da Economia vai definir.”

A Aneel esclareceu ainda ao portal que não encaminhou um pedido de concurso no ano passado em razão das diretrizes do governo federal de não conceder autorização de concurso, e pediu a reconsideração da negativa do pedido de abertura de vagas feita em 2019. Na época, o Ministério da Economia recomendou que a Aneel realizasse um novo pedido via Sigepe.

O superintendente de RH da Aneel aponta para o crescimento e relevância dessa agência reguladora nos últimos anos para que o novo pedido de concurso seja autorizado, principalmente nos que se refere à aquisição de meios alternativos e sustentáveis de energia e no desenvolvimento da área:

Diante da relevância que o setor elétrico ganhou pelo desenvolvimento nacional e da complexidade que o setor foi adquirindo com essas novas fontes renováveis, como a eólica e a solar, uma multiplicidade de agentes setoriais muito grandes. Então Aneel tem uma relevância cada vez maior", afirmou Alex Cavalcante.

O que é mais preciso para sair o aval da Aneel?

Até agora, vários órgãos federais já solicitaram pedido de concurso ao Ministério da Economia, antes de findar o prazo de até 31 de maio. Entre eles, algumas agências reguladoras como a Anvisa, ANTT, ANS, ANP, ANA, etc.

Como já descrevemos nesta matéria, Aneel confirmou que enviou o pedido de concurso na última semana. Agora, para que o concurso seja oficialmente aberto, é preciso:

  • Aguardar o aval para a realização da seleção (podendo contemplar todas as vagas solicitadas ou autorizar uma quantidade menor de vagas, conforme demandar a Economia);
  • Com o aval, iniciar os preparativos para o lançamento de novo edital Aneel.

Como foi o último concurso Aneel

Desde 2010, ou seja, há onze anos, a agência não contrata servidores via concurso público. Na época, foram abertas 186 vagas distribuídas a especialista em regulação de diversas especialidades (cargo de nível superior) e técnico administrativo (cargo de nível médio).

O Cebraspe foi quem organizou as etapas de avaliação, que consistiram numa prova objetiva composta por 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos.

De acordo com o edital publicado em 2010, os candidatos ainda tiverem de prestar uma prova discursiva, também dividida em Conhecimentos Básicos e Específicos:

Conhecimentos Básicos: Elaborar redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos básicos constantes no edital.

Conhecimentos Específicos (apenas para especialista em regulação): Responder duas questões em até 20 linhas cada, acerca dos conhecimentos específicos constantes do edital.

O prazo de validade do último concurso da Aneel foi expirado em 2014, portanto, a autarquia pode mais realizar chamadas, ressaltando ainda mais a importância do aval de um novo concurso.

Fale agora com um consultor!