Próximos concursos da Polícia Militar para Soldados e para temporários da área de Saúde totalizam mais de 2,8 mil oportunidades neste ano.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) abrirá em breve um concurso e um processo seletivo (contratação temporária) para soldado e cargos da área de Saúde, respectivamente. A previsão é de que sejam oferecidas 2.834 vagas nos níveis médio, médio/técnico e superior.
O edital do processo seletivo para a área de Saúde deve ser divulgado nos próximos dias. Serão 834 vagas temporárias (Serviço Militar Voluntário) em diversos cargos. As inscrições para esse certame eram para terem sido abertas no último dia 10, mas entraves burocráticos impediram que o cronograma fosse cumprido.
A expectativa é de que, a qualquer momento, a PM-RJ possa informar o novo prazo de inscrição. Das 834 vagas, 413 serão para praça (nível médio ou nível médio/técnico) e 421 para oficial (nível superior). Haverá oportunidade em diversas áreas. Além da escolaridade exigida, os candidatos precisarão ter idade entre 18 a 35 anos.
Para praças, as estimadas 2 mil vagas serão distribuídas pelas especialidades de auxiliar de saúde bucal, técnico de nutrição, técnico de raios-X, técnico em anatomia patológica, massoterapia, técnico em laboratório, auxiliar veterinária, técnico em farmácia e técnico em enfermagem.
Já para oficial, as oportunidades serão para graduados nas seguintes áreas: Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Odontologia e Assistente Social.
As admissões ocorrerão pelo regime celetista. Os contratos serão de 12 meses, podendo ser renovados por um período de até oito anos, conforme consta na Lei 9.535/21, que regulamenta o Serviço Militar Voluntário (SMV) na PM-RJ. Os salários ainda serão informados pela corporação.
Os candidatos deverão ser selecionados somente por uma análise curricular. Não havendo aplicação de provas, possivelmente as inscrições serão gratuitas. A PM-RJ não informou sobre as lotações, mas é quase certo que os contratados irão trabalhar em hospitais da corporação situados no Rio de Janeiro e Niterói.



