Concurso Polícia Civil-RJ 2020: qual será a ordem de lançamento dos sete editais?

No mês de junho, seis editais deverão ser publicados, em um total de 817 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade

Os concurseiros interessados em participar do tão aguardado concurso público da Polícia Civil do Rio de Janeiro seguem acompanhando, assiduamente, cada capítulo da novela “Cadê o Edital, Secretário?”. De acordo com o secretário da corporação, delegado Marcos Vinícius Braga, seis editais serão lançados no próximo mês de junho. São eles:

  • Auxiliar de necropsia (12 vagas para candidatos com nível fundamental);
  • Técnico de necropsia (16 vagas para nível médio);
  • Perito criminal (20 vagas para nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química ou Ciências Contábeis);
  • Perito legista (54 vagas para nível superior em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica);
  • Investigador (118 vagas para nível médio completo);
  • Inspetor (597 vagas para nível superior em qualquer área).

O único que não será lançado nesse mês de junho será o de Delegado, com 47 vagas para pessoas com bacharel em Direito, podendo sair em julho ou nos meses seguintes, mas será lançado ainda em 2020

O que ainda é um mistério será a ordem de divulgação desses editais: quem será lançado primeiro, em segundo, em terceiro e sucessivamente. De acordo com o que foi dito, em fevereiro deste ano, pela vice-presidente da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil (Faepol), Thaianne Moraes, a sequência dos editais começaria por perito legista e o segundo a ser lançado seria o de inspetor. Porém, Thaianne não falou sobre a ordem dos demais cargos e nem a ordem indicada por ela foi confirmada oficialmente pela Polícia Civil.

Apenas o edital para delegado possuir ordem definido: por último. Opostamente ao que foi dito pelo secretário da Polícia Civil, na época em que o concurso foi autorizado, que o edital para a carreira de delegado seria o primeiro a sair em relação aos demais, pois estava com os preparativos mais bem adiantados. Agora, os sete editais estão totalmente prontos, aguardando o momento mais oportuno para serem publicados.

Etapas de Avaliação e Valor das remunerações

As principais autoridades do concurso da Polícia Civil, secretário Marcus Vinicius Braga e a diretora da Acadepol Renata Assis, estimam que as provas objetivas deverão ocorrer no segundo semestre deste ano. Eles recomendam que os candidatos continuem se preparando para estarem aptos a conquistar os cargos tão desejados. Dizemos isso no plural, pois como as provas para cada carreira ocorrerá em dias diferentes, o concorrente poderá se inscrever a mais de uma profissão.

Os futuros inscritos já sabem como serão avaliados. Em todos os cargos, a seleção dos candidatos será através de provas objetivas, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, curso de formação e investigação (essas últimas etapas serão aplicadas na Acadepol). No caso dos concorrentes ao cargo de delegado, além das etapas já mencionadas, também farão provas discursivas e orais.

Os aprovados em todas essas etapas assumirão o cargo a qual foi habilitado e receberá remunerações que podem chegar a R$18 mil por mês. Em todos os valores citados abaixo, está incluindo o benefício do auxílio-alimentação:

Publicado: 22 de May de 2020