Polícia Militar do Rio de Janeiro divulga a lista de convocados do último concurso de soldados, o que torna a publicação de um novo edital para esse cargo iminente.  

Saiu no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quinta-feira, 11 de fevereiro, a lista de 329 convocados para ingressarem à nova turma do curso de formação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Esses convocados obtiveram a aprovação no último concurso para a carreira, realizada em 2014. Ao todo, há 700 remanescentes esperando por uma convocação, promessa feita pelo governador em exercício do Rio, Cláudio Castro.

Esses convocados devem se apresentar no dia e horário indicados no Diário Oficial na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (antigo CRSP), localizada na Av. Marechal Fontenelle, 2906, no bairro de Sulacap. É preciso estar em trajes civis, utilizando máscara e levar consigo caneta (azul ou preta) e os seguintes documentos para o preenchimento do inventário:

  • 02 Fotos 5x7;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Certificado de Conclusão do 2º Grau (original e 02 cópias), caso o colégio em que o candidato tenha concluído o Ensino Médio seja EXTINTO, o mesmo terá que apresentar no ato do Preenchimento de Inventário, o protocolo do processo de solicitação de autenticidade, e até a conclusão da sua Pesquisa Social e Documental terá que apresentar a Declaração de Autenticidade expedida pela SEEDUC, comprovando a conclusão do Ensino Médio;
  • Carta de Referência Atualizada, constando o endereço e número de telefone;
  • Cópia da Identidade (IFP ou equivalente);
  • Cópia do CPF;
  • CNH (original e cópia);
  • Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI (original e cópia);
  • Cópia da Publicação do Ato de Desligamento ou Licenciamento do candidato que seja ex-Policial ou ex-Bombeiro Militar;
  • Certidão de Tempo de Serviço, se ex-integrante da PMERJ;
  • Nada Consta Criminal Estadual do 1º ao 4º ofício para todos os candidatos residentes no Estado do Rio de Janeiro. No caso dos residentes de fora do município do Rio de Janeiro (Interior e Baixada) além do 1º ao 4º Ofício, deve apresentar a Certidão da Comarca do município de residência. E no caso dos residentes em outros Estados, deverão trazer Certidões que englobem todas as Comarcas;
  • Nada Consta da Justiça Federal;
  • Nada Consta do Instituto Felix Pacheco (carteira de identidade) somente para os candidatos do Estado do Rio de Janeiro;
  • Cópia de RO da DP (em caso de Ocorrência / Registro);
  • Decisão Judicial / Certidão Assentada / Certidão de Arquivamento (motivos);
  • Declaração da Unidade Militar constando o tempo de Serviço e Comportamento;
  • Título de Eleitor e Último Comprovante de Votação (original e cópia);
  • Comprovante de Residência Atual (Luz, Água ou Telefone);
  • Cópia da Carteira de Trabalho (original e cópia).

Nos próximos meses, os outros 371 aprovados no Concurso de Soldados de 2014 deverão também ser chamados para o Curso de Formação. E isso não deve demorar a acontecer, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê a convocações desses remanescentes e de outros concursos realizados antes da instalação do Recuperação Fiscal, instalado no Estado do Rio de Janeiro.

A validade do Concurso Pmerj de 2014 foi sobrestada por conta da pandemia do Novo Coronavírus. E sendo assim, a corporação realizará as convocações que restam nesse certame ao longo de 2021.

O Plano Plurianual do Estado é outro regimento que prevê as convocações dos remanescentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo nesse caso, as convocações podem acontecer até 2023.   

Novo Edital aguarda a conclusão completa do Concurso de 2014

A Polícia Militar planeja abrir uma nova seleção para o Quadro de Soldados. Porém, isso só poderá ser feito após assim que todos, absolutamente todos os aprovados em 2014 ingressarem no Curso de Formação.

A expectativa é de que o novo edital para soldados traga um total de 2 mil vagas, a ser ocupadas por pessoas com ensino médio completo, idade entre 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

De acordo com o coronel Rogério Figueiredo, secretário da Polícia Militar, informou que o Governo do Estado estuda realizar concursos para o cargo de soldados, com oferta de 2 mil vagas a serem abertas anualmente.

 

Fale agora com um consultor!