Concurso PM-RJ: Witzel anuncia contratação de 8 mil soldados até 2021

Na última terça-feira (10), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que contratará 8 mil novos soldados à Polícia Militar do Estado até 2021. Sendo assim, a expectativa pela abertura de um novo Concurso PM-RJ para os próximos meses só aumenta.

Em cerimônia de entrega de 27 mil pistolas pelo gabinete da Intervenção Federal, o governador destacou a autorização dada ao secretário de Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueredo, para que sejam abertas mais vagas no curso de formação de soldados.

“Determinei ao nosso comandante Figueredo que obtenha mais vagas para que nós possamos formar mais policiais”, disse Wilson Witzel.

Ainda de acordo com Witzel, 600 policiais militares terão concluído o curso de formação da corporação e serão distribuídos entre os batalhões do Estado. A expectativa é de que, em 2020, mais 4 soldados estejam em formação. Este número bate com a previsão passada por Witzel para 2021 no dia 10.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Em julho deste ano, o governador expressou sua intenção de contratar 12 mil novos PMs até 2022. Para chegar a esta marca, seria necessário oferecer 9 mil vagas nos próximos três anos, já que a PM conta com apenas 3 mil aprovados no cadastro de reserva do seu último concurso (realizado em 2014).

Novo Concurso PM-RJ deve vir após o fim das convocações atuais

As autoridades fluminenses já informaram que a intenção é de esgotar as convocações do último Concurso PM-RJ antes de iniciar os preparativos para um novo edital. Sendo assim, o mais provável é que a seleção saia no ano que vem.

O porta-voz da PM-RJ, o coronel Mauro Fliess, chegou a declarar que os interessados podem iniciar sua preparação.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

A carreira de soldado exige o nível médio completo, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

 

                         Fale agora com um consultor

Publicado: 11 de September de 2019