Concurso PM-RJ: nova turma de formados em 2014 nesta sexta-feira

Mais uma turma de policiais militares se formou nesta semana. A cerimônia de formatura dos 375 novos soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ocorreu na manhã desta sexta-feira (8). Estes servidores serão distribuídos entre as unidades operacionais que apresentam maior déficit de pessoal.

A notícia é muito boa para quem aguarda o próximo Concurso PM-RJ para o cargo de soldado. Isso porque o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se comprometeu a convocar todos os aprovados remanescentes da última seleção, para em seguida organizar o próximo concurso da corporação.

O governador, inclusive, esteve presente na cerimônia desta sexta-feira. No evento, reafirmou o compromisso de finalizar o número de aprovados excedentes e anunciou a convocação dos mil aprovados remanescentes para o Curso de Formação no dia 22 de novembro. Desse total, 350 convocados serão do sexo feminino.

O Curso de Formação tem duração de 12 meses e ocorre Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). De acordo com o governo estadual, ainda há mais 1200 alunos no momento em processo de formação, previstos para encerrar o aprendizado ao longo de 2020.

O cargo de soldado da PM-RJ exige formação de nível médio, idade entre 18 e 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

Novo Concurso PM-RJ já está sendo organizado

Apesar de ainda não ter sido autorizado oficialmente, à espera do fim das convocações da última seleção, o próximo Concurso PM-RJ já teve seus preparativos iniciados. A informação foi passada pelo porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, que assegurou que os estudos da próxima seleção já foram iniciados.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", afirmou o coronel Fliess.

A urgência por parte da PM-RJ em realizar aprimoramentos e novas convocações não é à toa. A corporação se encontra atualmente com déficit de cerca de 30 mil soldados a menos do que o determinado por lei. Deveriam ser 37.541 servidores na função, mas há atualmente apenas 7.380, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro deste ano.

 

                              Fale agora com um consultor

Publicado: 08 de November de 2019