Concurso PM-RJ: 500 aprovados de 2014 são convocados

Nesta quinta-feira (18), a Polícia Militar do Rio de Janeiro apresentou a mais nova turma de formação a ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Foram convocados 500 aprovados do último Concurso PM-RJ, realizado em 2014. A previsão é de que se convoquem mais 1500 aprovados da seleção ainda este ano.

A notícia é animadora para os que iniciaram o curso de formação, mas também é muito bem recebida para quem aguarda um novo Concurso PM-RJ para soldados. Isso porque tanto o governo estadual quanto a própria PM-RJ já adiantaram que, antes de publicar um novo edital, será esgotado o número de aprovados da seleção de 2014.

A medida faz parte do plano de ação do governador do Rio, Wilson Witzel, para cumprir com sua última promessa em relação à PM-RJ: convocar 5 mil novos soldados até o fim de 2020. Sendo assim, além de encerrar o cadastro de reservas do último concurso, terá de ser organizada uma nova seleção, que já foi anunciada pelo Governo estadual.

“Estou trabalhando muito para colocar este ano nas ruas 5 mil novos policiais, tanto no Segurança Presente, quanto no policiamento militar, que é feito com ronda. Colocar 5 mil novos policiais no Estado vai ser um ganho muito grande de efetividade no policiamento ostensivo” disse Witzel, em entrevista.

Saiba mais sobre o cargo de soldado da PM-RJ

Para se candidatar ao cargo de soldado da PM-RJ, o candidato deverá ter ensino médio completo, ter entre 18 e 30 anos, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os aprovados recebem R$2.213,62. Passada a formatura, o salário sobe para R$3.452,55 ao mês.

De acordo com o porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o coronel Mauro Fliess, o processo de organização do próximo Concurso PM-RJ já foi iniciado. No dia 18 de julho, ele chegou a recomendar que os interessados na seleção já comecem os estudos o quanto antes.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

 

                                 Fale agora com um consultor

Publicado: 19 de July de 2019