Concurso PC-RJ: conteúdos de anatomia para candidatos a auxiliar de necropsia – Parte II

Candidatos às 12 vagas de auxiliar de necropsia da Polícia Civil precisam ficar atentos aos conteúdos pautadas na anatomia humana.

Você que prestará o concurso de 864 vagas da Polícia Civil, que destinará 12 vagas para o cargo de auxiliar de necropsia, certamente leu atentamente, até anotou as explicação na primeira parte sobre os conteúdos de anatomia humana presentes no último edital desse cargo, divulgado em 2009. Como são muitos conteúdos, foi necessário dividir essa série em duas partes. A seguir, você irá conferir as explicações sobre o Sistema Circulatório, o Aparelho Respiratório, o Sistema Nervoso e o Sistema Reprodutor.

Sistema Circulatório (as partes do sistema circulatório, coração e circulação sangüínea)

O Sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, tendo a função de transportar os nutrientes e o oxigênio para as várias partes do organismo.

O coração é o órgão principal desse sistema, responsável por bombear os vasos sanguíneos para todo o corpo. Nesse sentido, ele possui uma bomba dupla, ou seja, bombeia pelo lado esquerdo o sangue arterial para as diversas partes do corpo e bombeia pelo lado direito o sangue venoso para os pulmões. Para realizar esse bombeamento, o coração o faz por meio de dois movimentos: contração (também chamada de sístole) e relaxamento (também chamada de diástole).

Esse motor humana, que é o coração, possui em sua estrutura:

  • Pericárdio: membrana que reveste a parte exterior do coração;
  • Endocárdio: membrana que reveste a parte interior;
  • Miocárdio: músculo que fica entre o pericárdio e o endocárdio, responsável por fazer as contrações do coração;
  • Átrios ou aurículas: cavidades superiores que servem de porta para o sangue entrar no coração;
  • Ventrículos: cavidades inferiores por onde o sangue consegue sair do coração;
  • Válvula tricúspide: tem a função de impedir o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito;
  • Válvula mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. 

Já os vasos sanguíneos são tubos em que o sangue circula e é distribuído para todas as partes do corpo humano. Esses vasos são formados pelas artérias (que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo), veias (que faz o retorno do sangue contido nos tecidos do corpo para o coração) e capilares (ramificações microscópicas de artérias e veias).

Aparelho respiratório (pulmões e troca de gases)

O concurso de 2009 para auxiliares de necropsia optou por focar mais no trabalho dos pulmões do que em todo o sistema respiratório. A principal função dos pulmões é garantir a chegada do oxigênio até o sangue, por meio de um sistema intitulado “Alvéolo Capilar”. Os pulmões são revestidos por duas lâminas chamadas de Pleuras, que são intermediadas pelo Líquido Pleural, que assegura a pressão interna do pulmão.

Esse órgão é dividido em dois: o pulmão direito que, inclusive, é maior que o esquerdo, possui um lobo superior, um lobo inferior e outro médio. O pulmão esquerdo possui lobos grandes (superior e inferior) e um lobo atrofiado. O pulmão esquerdo é menor em relação ao outro em função do posicionamento do coração.

As trocas gasosas no organismo humano se dão basicamente pela captação do oxigênio que circula no ar e pela eliminação do gás carbônico. Esse processo é feito pelo ato de inspiração, quando o ar entra no organismo, e pelo ato de expiração, ou seja, quando expelimos o ar pela boca e fossas nasais. É graças a existência do músculo chamado diafragma que esse movimento de inspiração e expiração se torna possível.

Sistema nervoso (sistema nervoso central e periférico)

O Sistema Nervoso é formado por milhares de nervos e células que transportam mensagens e informações do cérebro à medula espinhal até as outras partes do organismo. Isso comprova que este é o sistema mais complexo da anatomia humana.

O edital do concurso de 2009 focou na divisão do sistema entre central e periférico:

Sistema Nervoso Central: controla funções voluntárias como andar, comer, ler, etc. Esse sistema é formado pelo encéfalo e pela medula. O encéfalo é protegido pelo crânio e apresenta justamente esse papel central de comandar os movimentos, as sensações, os pensamentos, a fala e também a nossa memória. O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral ou encefálico.

Já a medula espinhal está diretamente conectada ao tronco cerebral, existente dentro da coluna vertebral. Os 31 segmentos as quais a compõem mantêm a comunicação ela e as distintas partes do organismo.

Sistema Nervoso Periférico: responsável por cuidar das ações involuntárias como os batimentos do coração, a respiração e também a digestão. Sua função principal é conectar o Sistema Nervoso Central para os órgãos, para as extremidades do corpo e à pele. Esse sistema é dividido em autônomo e somático.

  • Sistema Nervoso Autônomo: responsável por regular e controlar aspectos que são geridos de forma involuntária. Esse sistema é dividido em simpático e parassimpático.
  • Sistema Nervoso Somático: encarregado para transmitir a informação sensorial e o movimento voluntário até o sistema nervoso central. Nesse sistema há dois tipos de neurônios – Sensoriais e Motores.

Sistema reprodutor (masculino e feminino)

O corpo masculino começa a ter transformações no sistema reprodutor a partir da puberdade, quando as células sexuais começam a ficar disponíveis para reproduzir outro ser, isso por volta dos 12, 13 anos. O sistema reprodutor masculino é formado pela uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

Já o sistema reprodutor feminino apresenta diversas funções para o organismo da mulher, sendo até mais complexo do que o sistema reprodutor do homem:

  • Produz gametas, intitulados óvulos;
  • Fornece um local apropriado para a fecundação;
  • Permite a implantação de embrião e oferece condições a ele para se desenvolver;
  • Executa atividade motora suficiente para conseguir expelir o novo ser quando ele apresenta formação do organismo completa.

O sistema feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas, útero e vagina.

Agora, é com você candidato. Oriente-se a partir dos conteúdos de anatomia humana, já que eles dialogam com a rotina profissional de um auxiliar de necropsia da Polícia Civil, continue firme nos estudos e se prepare, pois esta seleção, certamente, será bastante concorrida.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 25 de September de 2020