Concurso Imbel: Fundação Getúlio Vargas é a banca organizadora

Indústria de Material Bélico do Brasil já assinou o contrato com a empresa que organizará o próximo concurso, com vagas para todos os níveis de escolaridade.

Saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16 de outubro, o extrato do contrato assinado entre a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) com a banca organizadora do próximo concurso do órgão, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sendo assim, falta pouco para a divulgação do edital, ainda sem previsão, mas que deverá sair logo, pois desde maio, a comissão organizadora trabalha em adiantar os detalhes do edital.

O contrato entre ambas as partes ficará vigente até 13 de outubro de 2021, período em que todas as etapas do Concurso Imbel deverão ser concluídas. Porém, ainda não está definido o quantitativo de vagas a ser aberto e também o cronograma de todas as fases do concurso.  

Diferentemente de outros órgãos federais, a Imbel não precisa entrar com o pedido de concurso junto ao Ministério da Economia, pois ela possui autonomia para abrir novas vagas conforme a necessidade.

Número de vacâncias ultrapassa os 70 cargos

O quadro de funcionários do Imbel registrava, em abril, um déficit de 77 cargos vagos. Ainda não foi uma nova atualização dessas vacâncias mas é provável que elas tenham se mantido mais ou menos nesse número. Dentro de quantitativo total, há 22 cargos vagos em nível fundamental, 38 em nível médio, 10 para o nível médio/técnico e 07 para o nível superior.

Desde 2016 que o Instituto de Material Bélico do Brasil não realiza um novo concurso. Por sinal, a validade dele se expirou em maio deste ano, sem poder usar mais o cadastro de reserva para preencher tais vacâncias. Nesse último concurso, foram abertas vagas para todos os níveis de escolaridade, exigindo em alguns casos, experiência profissional de seis meses na função a qual se inscreveu. As remunerações no último concurso variavam entre R$1.526,64 a R$4.935,56.

No próximo certame, é provável que os requisitos, e até mesmo as remunerações, sejam repetidas. A expectativa é de as vagas sejam preenchidas pelo cadastro de reserva ao longo de todo o período de validade. E os locais de trabalho que receberão os aprovados serão, de acordo com o extrato, a sede do Imbel em Brasília e as Unidades de Proteção localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Magé (RJ), Piquete (SP), Itajubá (MG) e Juiz de Fora (MG).  

Fale agora com um consultor!

Publicado: 16 de October de 2020