Concurso Guarda São Gonçalo deve ser retomado em breve

Redução dos índices de contaminação e mortes por Covid-19 pode contribuir para a retomada do Concurso Guarda Municipal de São Gonçalo.

O Concurso para a Guarda de São Gonçalo, município do Rio de Janeiro, foi um dos que precisou ser adiado por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. Entretanto, agora, com a redução dos índices de contaminação e morte por coronavírus no Estado do Rio de Janeiro, a seleção não deve demorar para ser retomada.

A expectativa é de que, muito em breve, a Prefeitura de São Gonçalo possa retomar o concurso para guarda municipal, que reúne 12.419 inscritos na disputa por 160 vagas de nível médio, sendo 40 imediatas e 120 em cadastro de reserva. Enquanto isso, a dica dos especialistas é para que os candidatos não parem de estudar. Pelo contrário, aproveitem todo o tempo disponível para resolver muitos exercícios e fazer uma revisão dos conteúdos estudados.

Para Marco Brito, coordenador pedagógico aqui da Degrau Cultural, “Esse tempo extra de estudos devem ser muito bem utilizado pelos candidatos no concurso para guarda da Prefeitura de São Gonçalo. Além de realizar questões de provas anteriores, eles devem estudar por meio dos resumos feitos ao longo dos últimos meses, procurando identificar quais são os pontos do programa em que ainda possuem dificuldade e dando uma maior ênfase neles”, disse.

Assim que o novo cronograma for anunciado pela organizadora do certame, o Instituto Selecon, publicaremos por aqui. A data, horário e locais de provas constarão no cartão de confirmação de inscrição do candidato. Esse documento estará disponível no site do Instituto Selecon após a divulgação do novo cronograma.

Número de inscritos no concurso da Guarda de São Gonçalo

Instituto Selecon, banca organizadora do concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo, já divulgou em seu site o número de pessoas que se inscreveram para esse concurso entre os dias 22 de maio e 02 de agosto de 2020. Nesse período, foram registradas 12.419 inscrições. Sendo assim, a concorrência será 77,6 candidatos por vaga, considerando que estão abertas 160 vagas ao todo. Isso comprova que o concurso será bem disputado.

Um dos motivos para o concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo atrair tantos inscritos é a remuneração: R$3.506,47, incluindo o pagamento de gratificações. 

Etapas de avaliação

Os 12.419 inscritos no concurso para guarda municipal de São Gonçalo serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação.

A prova objetiva será composta por 80 questões, distribuídas da seguinte maneira: 15 de Língua Portuguesa, 20 de Noções de Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo), 15 de Legislação Extravagante, 10 de Informática e 20 de Conhecimentos Específicos (Sistema Único de Segurança Pública, Estatuto das Guardas Municipais e Estatuto dos Servidores de São Gonçalo).

 

Fale agora com um consultor!

Publicado: 22 de September de 2020