Concurso Guarda Municipal de São Gonçalo: inscrições abertas

Abriram nesta sexta-feira (22) as inscrições para o concurso da Guarda Municipal de são Gonçalo (RJ).

O edital do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo, município do Rio de Janeiro, foi publicado na última terça-feira (19). A seleção tem o Instituto Selecon como organizadora

A prefeitura de São Gonçalo traz a oferta de 160 vagas para guarda municipal, sendo 40 para ocupação imediata e 120 para cadastro de reserva. As oportunidades são destinadas a homens e mulheres, que possuam o nível médio de escolaridade. 

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e as contratações serão pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia ao servidor. Contando com as gratificações a remuneração poderá chegar a R$3.506,47.

Inscrições a partir desta sexta feira, dia 22 de maio

As inscrições para o concurso Guarda de São Gonçalo (RJ) abriram nesta sexta-feira (22) e permanecerão abertas até as 23h59 do dia 2 de agosto. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site do Instituto Selecon, banca organizadora do concurso, e preencher um formulário específico. Para se inscrever, é preciso ainda, pagar uma taxa, no valor de R$80. A taxa poderá ser paga até o dia 3 de agosto, ou seja, até um dia depois do encerramento das inscrições. 

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de sangue puderam solicitar a isenção da taxa. Para isso, tiveram que preencher formulário específico, disponível no site da organizadora, entre os dias 20 e 21 de maio.

Concurso Guarda de São Gonçalo será composto por 5 etapas 

Os candidatos do concurso Guarda de São Gonçalo RJ serão avaliados em até cinco etapas: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório); exame de aptidão física; avaliação psicológica; exames médicos e investigação social. Se aprovado em todas as etapas o candidato será convocado para o curso de formação profissional, a ser realizado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Prova objetiva do concurso Guarda de São Gonçalo agendada para agosto

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 16 de agosto, das 9h às 12h30, no próprio município. A avaliação contará com 80 questões de múltipla-escolha, divididas entre as seguintes matérias: Língua Portuguesa (15); Noções de Direito - Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo (20); Legislação Extravagante (15); Conhecimentos Específicos - Legislação da Guarda Municipal de São Gonçalo (20); e Informática (10). Para ser considerado aprovado nesta etapa, o candidato precisará obter, pelo menos, 50% dos pontos, além de não zerar nenhuma das disciplinas. 

Exame de aptidão física

A segunda etapa compreende o Exame de Aptidão Física (EAF). Serão convocados para esta etapa somente os 160 candidatos mais bem classificados na prova objetiva. O EAF está previsto para acontecer no dia 12 de setembro, a partir das 7h. Nesta fase, os candidatos serão submetidos aos seguintes exercícios: flexão abdominal e de cúbitos (braços) e corridas de velocidade e resistência.

Est etapa tem caráter apenas eliminatório. Todos os aprovados no EAF serão convocados para a avaliação psicológica, marcada para o dia 3 de outubro. Depois, os habilitados realizarão os exames médicos, nos dias 23 e 24 de novembro. 

Homologação em dezembro

A última etapa, a investigação social, também de caráter apenas eliminatório, terá seu resultado divulgado no dia 14 de dezembro. O concurso Guarda de São Gonçalo (RJ) será homologado a partir do dia 19 do mesmo mês. Após a homologação, a seleção ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. 

Publicado: 22 de May de 2020