Concurso Guarda Municipal de São Gonçalo: data da prova ainda pode ser alterada?

Nossa equipe entrou em contato com a Selecon, organizadora do concurso para a Guarda de São Gonçalo (RJ), para saber sobre a possibilidade de adiamento da prova. Confira a resposta da banca!

Restam poucos dias para a data da prova do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Lembrando que o concurso visa preencher 160 vagas (40 imediatas e 120 em de cadastro de reserva) de guarda municipal.

Segundo o edital da seleção, a prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de agosto. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus ainda não ter sido totalmente controlada no Estado do Rio de Janeiro, surgiu a dúvida: a prefeitura de São Gonçalo e a Selecon (organizadora do concurso) irão manter a data prevista no edital?

No intuito de ajudar os concurseiros que estão se preparando para o concurso Guarda de São Gonçalo, a saberem como proceder, nossa equipe entrou em contato com o Instituto Selecon, organizador da seleção, e questionou se havia a possibilidade das provas serem reagendadas. A resposta da banca vocês podem conferir abaixo:

Isso depende de como a pandemia irá se portar. O instituto Selecon já enviou para a Prefeitura um novo cronograma, pois o candidato deve saber que o responsável pelo Edital é a Prefeitura, tanto é que, quem assina o Edital é o Prefeito, e por este motivo precisamos da autorização do mesmo para a publicação no D.O. e no site do Instituto Selecon da referida alteração. A Prefeitura está também um pouco apreensiva em divulgar uma data e novamente ter que alterá-la devido à instabilidade do Covid-19.

Acompanhe sempre o SITE para novas informações!

A resposta do Instituto deu a entender que a intenção da banca é, de fato, adiar as provas. Entretanto, ainda não tiveram autorização do prefeito para publicarem uma nova data. Nossa equipe também tentou entrar em contato com a prefeitura do município de São Gonçalo, mas, até o momento, não obtivemos uma resposta.

Está prevista para 12 de agosto, próxima quarta-feira, a divulgação, no site do Instituto Selecon, do cartão de confirmação de inscrição, que informa os locais e horário da prova objetiva. Logo, acreditamos, que até esta data a prefeitura e a Selecon darão uma posição aos candidatos inscritos.

Como ainda não há nada certo e faltam menos de 10 dias para a suposta data da prova, a melhor atitude é dar continuidade a sua preparação, enquanto acompanha o site da organizadora diariamente.

Resumo do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo

O prazo de inscrição do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo foi aberto em 22 de maio e seguiu vigente até o dia 02 de agosto. Os interessados tiveram que realizar as inscrições pelo site do Instituto Selecon, banca organizadora do certame.

Para efetuar a inscrição, o candidato precisava preencher o formulário contido no site da banca, baixar e imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80. O prazo para pagamento da taxa encerrou dia 03 de agosto.

Puderam se inscrever homens e mulheres com nível médio de escolaridade e com idade mínima de 18 anos de idade. Não havia idade máxima para se candidatar. Também não há exigência de estatura mínima para ingressar na corporação. A remuneração inicial, somando-se as gratificações, pode chegar a R$3.506,47 mensais.

As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que assegura estabilidade ao servidor. O objetivo da prefeitura é de que os interessados iniciem as suas atividades assim que concluírem o curso de formação profissional. 

Provas

Até que a organizadora publique algo diferente disto, a prova objetiva do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo segue  programada para ser aplicada dia 16 de agosto.

A prova será composta por 80 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 15 questões;
  • Noções de Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo) – 20 questões;
  • Legislação Extravagante – 15 questões;
  • Informática – 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos (Sistema Único de Segurança Pública, Estatuto das Guardas Municipais e Estatuto dos Servidores de São Gonçalo) – 20 questões.

Conhecimentos Específicos terão peso dois; e as demais disciplinas, peso um. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá conseguir, ao menos, 50% dos pontos e não zerar nenhuma das disciplinas.

Outras etapas do concurso da guarda municipal

A segunda etapa do concurso consiste no exame de aptidão física (EAF), onde os 160 primeiros colocados na prova objetiva (incluindo os empatados na última posição) serão convocados. O EAF está previsto para ocorrer no dia 12 de setembro. Na ocasião, os candidatos realizarão os seguintes exercícios: flexão abdominal e de cúbitos (braços) e corridas de velocidade e resistência.

EAF para Mulheres

  • 25 repetições de Flexão abdominal em até 1 minuto;
  • 20 repetições de Flexão de braços em até 1 minuto;
  • Corrida de Velocidade de 100 metros em até 22 segundos;
  • Corrida de Resistência de 2.000 metros em até 12 minutos.

EAF para Homens

  • 30 repetições de Flexão abdominal em até 1 minuto;
  • 30 repetições de Flexão de braços em até 1 minuto;
  • Corrida de Velocidade de 100 metros em até 20 segundos;
  • Corrida de Resistência de 2.400 metros até 12 minutos.

Os aprovados no EAF passarão ainda por avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 07 de August de 2020