Concurso Guarda Municipal de Nova Iguaçu-RJ: retomada acontecerá ainda em 2020?

Concurseiros que irão prestar o concurso para a Guarda Municipal de Nova Iguaçu cobram por respostas sobre quando ele será retomado, após sete meses suspenso.

Passados sete meses em que está suspenso, em função da pandemia da Covid-19 que está presente em todo o país nesse mesmo período, os concurseiros que irão prestar a seleção para a Guarda Municipal de Nova Iguaçu querem saber: quando ele será retomado? Esse retorno acontecerá ainda neste ano?

Até o momento, não há uma perspectiva concreta desse concurso ser retomado, pois a Prefeitura do município da Baixada Fluminense está cautelosa e opta em não divulgar um novo cronograma desse concurso. Apesar disso, o secretário de segurança de Nova Iguaçu, Igor Porto, garantiu que o concurso de 200 vagas será realizado.

Mas há alguns entraves que impossibilitam o retorno desse certame em 2020. São eles:

  • Pandemia do Coronavírus – apesar de haver uma tendência de desaceleração no número de casos e óbitos em todo o Estado do Rio de Janeiro, ainda não há condições totalmente seguras para aplicação das provas desse concurso;
  • Eleições 2020 – Durante o período eleitoral, os municípios não poderão aplicar provas e realizar convocações, conforme prevê a Justiça Eleitoral;
  • Mudança de prefeito – A secretaria de segurança pública de Nova Iguaçu aguarda o resultado do pleito para poder iniciar o processo de transição com a nova gestão da prefeitura. Quem for eleito em novembro, terá a responsabilidade de colocar em prática esse concurso;
  • LDO 2021 – No mês de julho, a Prefeitura do município aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, que prevê a criação de novos editais e poderá incluir concursos já abertos que estão em suspensão, como o da Guarda Municipal.

Enquanto ele não é retomado...

Os candidatos que já se inscreveram devem se manter focados na preparação constante para esse concurso. Esses concorrentes estavam se preparando para realizar as provas no dia 22 de marços, mas eles tiveram de ser adiados em função da pandemia. Apesar do longo período suspenso, a estrutura das etapas de avaliação não sofreu mudanças.

As provas objetivas trarão 40 questões distribuídas entre Língua Portuguesa (10), Matemática (05) e Conhecimentos Específicos (25), com foco em Legislação de Trânsito. Já o Teste de Aptidão Física consiste na realização de quatro exercícios:

  • Avaliação de flexão de braço (masculino)/ apoio de frente (feminino) em um minuto;
  • Avaliação de abdominal em um minuto;
  • Avaliação de corrida de 12 minutos;
  • Tiro de 50 metros.

Os aprovados nessas duas etapas avançarão ao Curso de Formação Profissional e serão contratados pelo regime estatutário. Após o resultado, o concurso ficará valido durante dois anos, cabendo prorrogação.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 15 de October de 2020