Professora Maria Alvarenga defende que os candidatos a agente administrativo do Crea escrevam uma redação por semana e devem diversificar as fontes de informação.
No dia 2 de julho, além de terem que responder a 50 questões na prova objetiva, os candidatos a agente administrativo e agente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro terão de uma prova de redação. E essa costuma ser o calcanhar de Áquiles de muitos candidatos que costuma desprestigiá-la na sua rotina de preparação.
No entanto, em um concurso que promete ser bastante disputado, não se pode se dar ao luxo de não praticar ou praticar pouco a sua escrita. Na avaliação feita pela professora Maria Alvarenga, que leciona redação nos cursos da DEGRAU CULTURAL, “somente com a prática o candidato ganhará segurança para redigir seu texto. Uma rotina de um texto por semana proporcionará bons resultados”.
A especialista acrescenta que os candidatos não devem esquecer que, ao produzir uma redação, ele precisa estar munido de muitas informações, pois quanto maior bagagem de conhecimento que ele tem, mais rico e versátil o texto dele se torna:
“Manter-se informado é fundamental para a construção de um bom texto, por isso é importante buscar várias fontes para saber o que está acontecendo atualmente. Infelizmente muitos só buscam informações nas redes sociais, procure verificar a veracidade das informações e diversificar as fontes. Dessa forma o candidato se sentirá seguro para se posicionar”, aponta a professora.
Dentre os assuntos que podem servir de tema para a prova de redação do Concurso Crea-RJ, a professora Maria Alvarenga acredita que questões envolvendo tecnologia, artes e problemas sociais têm muitas chances de serem cobrados, por serem temáticas frequentes em outros concursos organizados pelo Instituto Selecon. Portanto, pesquise bastante sobre esses tópicos.
Redação será no formato dissertativo-argumentativo
O edital publicado em 1º de março prevê que a prova de redação para candidatos aos cargos de nível médio seja constituída no tipo textual dissertativo-argumentativo, que é o mesmo cobrado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas afinal, o que é um texto dissertativo-argumentativo:
“Essa tipologia textual se caracteriza pelo posicionamento a respeito de um tema que será proposto pela banca, ou seja , o candidato deve fazer uma análise crítica e defendê-la por meio de argumentos”, explica Maria Alvarenga.
A professora lembra de um elemento indispensável na construção de um texto dissertativo-argumentativo: a tese. Ela é a ideia central da redação, que deve ser apresentada logo no primeiro parágrafo do texto (a Introdução), em que o candidato do Concurso Crea-RJ deixará claro qual será o seu posicionamento a respeito de um determinado tema.
Por exemplo, se a Selecon pedir que o candidato produza um texto a respeito da revogação do novo ensino médio no Brasil, ele deve colocar logo no início do texto se ele é a favor ou contra que a nova modalidade de ensino para estudantes do ensino médio seja modificada, e terá de defender o seu posicionamento nos parágrafos seguintes.
No entanto, a professora Maria Alvarenga, com anos de experiência lecionando em cursos preparatórios para concursos, relatou que a maioria dos candidatos que tem problemas com a prova de redação esbarram na dificuldade de escolher argumentos. Por isso, ela reforça o que já foi dito antes: praticar semanalmente a redação e diversificar as fontes de informação, para poder construir argumentos mais embasados.
Critérios importantes para ser aprovado na etapa de redação
E justamente a fundamentação dos argumentos sobre a tese apresentada é um dos pontos em que a Selecon mais cobra dos candidatos, pois segundo a professora, a parte do meio da redação, chamada de desenvolvimento, recebe uma atenção especial das bancas organizadoras em geral. Um texto pobre de argumentos ou com argumentos sem muita base de informações acaba sendo bem despontuado.
Mesmo que a argumentação seja um item fundamental para os candidatos a agente administrativo do Crea-RJ, Alvarenga alerta que a estrutura é responsável pela maior parte da pontuação. Agora, para aqueles que almejam atingir a nota máxima na redação, é importante atentar para outros detalhes de igual relevância, como escrever o texto em letra legível, com ideias coesas e claras.
Para quem está concorrendo às 21 vagas imediatas de agente administrativo ou às seis vagas de agente de fiscalização, ambos de nível médio, é preciso escrever o texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 30 linhas, sendo que a meta de aprovação é atingir 50% dos pontos.
Como a etapa dissertativa acontecerá em conjunto com a prova objetiva, os candidatos entrarão naquele velho dilema, comum em provas de vestibular e concursos: devo começar a resolver a prova pela redação. Veja a sugestão dada pela professora Maria Alvarenga:
“Como a redação demanda mais esforço físico e mental, é importante começar a prova por essa tarefa que é a mais árdua. Contudo, deixe para fazer a revisão do seu texto após o término das prova objetiva, dessa forma, terá o distanciamento necessário para fazer a correção do seu texto. Só não se esqueça de separar tempo hábil para essa parte”.
Vale lembrar que quem se inscreveu para os cargos de nível superior do Concurso Crea-RJ (com total de 11 vagas), responderão a uma prova discursiva composta por três questões de estudo de caso (cada uma valendo 20 pontos). Cada uma delas deverá ser respondida entre dez e 20 linhas, em até 4h30 de prova.




