Concurso Banco do Brasil: locais de prova já disponíveis

Mais de 1,6 mil inscritos que vão prestar os exames neste domingo, dia 26, já podem consultar o local onde serão avaliados para disputar as vagas de escriturário.

Neste domingo, 26 de setembro, serão aplicadas as provas objetivas e discursivas do maior concurso público da história do país: o de escriturário do Banco do Brasil. Ao todo, a seleção atraiu a inscrição de 1.645.975 candidatos. E esse grande contingente de inscritos já pode acessar o cartão de confirmação no site da Fundação Cesgranrio, banca que organiza o certame e descobrir o local onde serão avaliados.

Para obter o acesso, basta informar o CPF, a senha a qual você está logado e digitar o caractere que aparece como imagem no portal.

Caso o cartão de confirmação apresente alguma informação inexata relativa à opção de cidade de realização das provas, UF/macrorregião/microrregião e/ou em relação à eventual condição de pessoa com deficiência que demande tratamento diferenciado para a realização das provas, e no caso também de quem esteja concorrendo às vagas reservadas para pessoas com deficiência e/ou destinadas a pessoas pretas ou pardas, é importante que o candidato entre em contato com a Fundação Cesgranrio, por telefone (0800 701 2028), das 9h às 17h, ou por e-mail ([email protected]), hoje, dia 23, e amanhã, dia 24.

Em entrevista, o gerente executivo da Fundação Cesgranrio, Oscar Cunha, afirmou que está tudo pronto para realização das avaliações, principalmente no que tange aos protocolos de proteção à Covid-19, já que se trata de um concurso de grande magnitude sendo realizado ainda em um contexto de pandemia. Sendo assim, os mais de um milhão de inscritos terão que, obrigatoriamente, chegar aos locais de prova utilizando máscara.

“Durante todo o período de permanência no local de realização das provas, o candidato deverá manter o uso da máscara de proteção para a prevenção da Covid-19, cobrindo nariz e boca simultaneamente. Poderá ser solicitado ao candidato que retire a máscara e qualquer item de proteção pessoal contra a Covid-19 para vistoria visual, sendo mantida uma distância segura entre o candidato e o fiscal. Recomendamos que o candidato compareça munido de álcool em gel para uso pessoal, acondicionado em recipiente em material transparente e máscaras extras para troca a cada duas horas. Mas, mesmo assim, disponibilizaremos álcool em gel em todas as salas, na coordenação geral e estabelecemos distanciamento entre as carteiras em todas as salas. Não teremos máscaras para distribuição. O candidato que se apresentar sem a máscara será barrado”, afirmou o gerente executivo.

Outra recomendação importante é que os candidatos procurem chegar com uma hora de antecedência ao local designado à avaliação e analisem o deslocamento para não darem de cara com os portões fechados. Além do uso obrigatório da máscara, o candidato não poderá esquecer de levar um documento oficial de identificação com foto e canetas esferográficas (no plural mesmo, para garantir) de tubo transparente na cor preta.

Provas terão 70 questões para agente comercial e de TI

Os portões serão abertos ao meio-dia (horário de Brasília) para que as provas iniciem às 13h. Os candidatos terão, no máximo, cinco horas para responder a 70 questões objetivas (25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos), abarcando as seguintes disciplinas:

Prova de Conhecimentos Básicos (comum para agentes comerciais e agente de TI):

  • Língua portuguesa: 10 questões (valor de 1,5 cada acerto);
  • Língua inglesa: 5 (valor de 1 cada);
  • Matemática: 5 (valor de 1,5 cada);
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 (valor de 1 cada).

Conhecimentos Específicos (para escriturário tradicional):

  • Matemática Financeira: 5 questões (com valor de 1,5 ponto cada);
  • Conhecimentos Bancários: 10 (valor de 1,5 ponto cada);
  • Conhecimentos de Informática: 15 (valor de 1,5 ponto cada);
  • Vendas e Negociação: 15 (valor de 1,5 ponto cada).

Conhecimentos Específicos (para a área de TI):

  • Probabilidade e estatística: 5 questões (valor de 1,5 cada);
  • Conhecimentos bancários: 5 questões (valor de 1,5 cada);
  • Tecnologia da informação: 35 (valor de 1,5 cada).

O candidato precisa atingir pontuação igual ou superior a 50% na apuração total dos pontos previstos na prova objetiva para ser aprovado, além de atingir 50% na parte de conhecimentos básicos e 50% na parte de conhecimentos específicos, e não zerar em nenhuma das disciplinas.

Também neste domingo, os candidatos serão submetidos à prova de redação, em que será exigida a produção de um texto em prosa no estilo dissertativo-argumentativo. O candidato deve atingir pontuação, no mínimo, 70 pontos dos 100 totais para ser considerado classificado.

Já na segunda-feira, dia 27, os candidatos terão acesso ao gabarito preliminar no site da Cesgranrio. No dia seguinte, dia 28, aqueles que discordarem de uma resposta do gabarito poderá entrar com recurso. A previsão é de que os resultados preliminares da redação e final das questões objetivas saia no dia 4 de novembro.

Oferta total de vagas

O objetivo do Banco do Brasil é contratar 4.480 novos escriturários, sendo metade delas para ocupação imediata e a outra metade para o cadastro de reserva, que deverá ser totalmente utilizado, segundo antecipou o diretor de gestão de cultura e de pessoas do banco, Thiago Affonso Borsari.

Dentro dessas oportunidades, 4 mil delas serão para agente escriturário comercial, com vagas distribuídas por todo o país, sendo que o estado do Rio de Janeiro detém oferta de 71 vagas (35 de ocupação imediata e 36 para cadastro de reserva). As outras 480 vagas restantes são destinadas somente para o Distrito Federal.

Ainda há reserva de 5% das vagas abertas às Pessoas com Deficiência (PCDs) e 20% das vagas para cumprimento da cota para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988. Os futuros escriturários do Banco do Brasil receberão R$4.508,40 mensais, incluindo vários benefícios e serão contratados pelo regime celetista.

Como sempre, a equipe de reportagem da DEGRAU CULTURAL deseja a todos os candidatos que vão prestar as provas neste domingo: Boa Sorte!!!

Fale agora com um consultor!

Publicado: 23 de September de 2021