Como eliminar as distrações na hora de estudar?

Costuma se distrair e perder o foco frequentemente na hora de estudar? Veja as dicas da Ciência para isso nunca mais acontecer!

Vivemos uma vida cheia de distrações. Para onde olhamos há estímulos capazes de tirar nosso foco. Eles podem ser inofensivos em alguns momentos. Mas quando precisamos nos concentrar de verdade, como na hora dos estudos, por exemplo, esses estímulos podem ter um efeito extremamente negativo na nossa capacidade de concentração. Ainda assim, muitas pessoas tendem a subestimar o quanto essas distrações podem prejudicá-las.

Já há diversos estudos que comprovam o quanto é prejucial para o aprendizado estudar em um ambiente barulhento ou com música que tenha letra (principalmente se for em uma língua que você fale), por exemplo.

Um desses estudos foi feito da seguinte maneira: os movimentos dos olhos de participantes foram gravados enquanto eles liam textos e ouviam falas irrelevantes ao fundo. Conclusão: quando eles tinham que ler com as falas aleatórias ao fundo, a leitura ficava mais difícil e exigia mais esforçopara entenderem o que estavam lendo. Inclusive, os participantes tinham que voltar para reler o texto com mais frequência. Essa distração ocorreu porque os leitores estavam - mesmo que inconscientemente - tentando processar as palavras que estavam ouvindo, ainda que não tivessem nada a ver com o que eles precisavam ler.

Uma pesquisa semelhante foi feita com universitários que estudavam ouvindo música. Segundo a pesquisa, 62% dos estudantes universitários ouviam música enquanto estudavam ou faziam lições de casa. E, mais uma vez, evidências mostraram que ouvir música enquanto tenta se concentrar na leitura também reduz sua eficiência, de forma semelhante à fala.

Para que você não seja mais um a ficar absorto em meio às distrações na hora de estudar, separamos aqui algumas dicas cientificamente comprovadas para você evitar as distrações e aproveitar ao máximo os seus estudos. Confira!

- Entenda o que mais te distrai 

Celular, redes sociais, netflix, notificações, conversas, pessoas falando ao redor, barulho externo, pausas para lanche, etc.

- Desenvolva estratégias para eliminar essas distrações

Um dos primeiros passos para melhorar a concentração na hora de estudar é evitar as distrações. Sendo assim, após identificar o que te distrai, procure desenvolver estratégias para se livrar de tais distrações. Como por exemplo: deixar o celular longe, desativar as notificações, estabelecer um tempo para ficar nas redes sociais, buscar um ambiente silencioso para estudar, pedir para não ser interrompido e procurar deixar por perto tudo que vai precisar para evitar pausas desnecessárias. 

Se for estudar ouvindo música, que seja uma música instrumental, ou, no máximo, em uma língua que você não domine. Inclusive, um estudo feito na Inglaterra, e financiado por um conhecido aplicativo de músicas, concluiu que o estilo de música clássico pode auxiliar o estudante a ter um melhor desempenho nas provas - em média, 12% melhor.

Fale agora com um consultor!

Publicado: 28 de September de 2020