Boas novas para quem sonha com uma vaga na área de Segurança Pública: saiu o edital do concurso Polícia Civil-MG, para escrivão.
São oferecidas 119 vagas com exigência mínima de ensino superior completo em qualquer área. As remunerações são de R$4.098,39 por 40 horas semanais de trabalho. A reserva de vagas para deficientes é de 10% (12 pessoas, em números absolutos).
O concurso está sendo organizado pela Fumarc. O prazo de inscrições será aberto no dia 12 de Setembro, seguindo até 22 de outubro (às 23h), no site da organizadora. Os interessados na seleção deverão preencher a ficha de cadastro do concurso, imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa no valor de R$160.
• Aprenda Lei 8.112 para concursos públicos
Saiba detalhes das provas do concurso Polícia Civil-MG
O concurso Polícia Civil-MG será composto por provas objetivas, de digitação, exames biomédicos e biofísicos, provas de títulos e investigação social.
As provas serão realizadas em datas diferentes, entre o final deste ano e o início de 2019. As etapas da seleção serão: prova objetiva, prova prática de digitação, avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, prova de títulos e, por fim, a investigação social. Vamos nos aprofundar um pouco a respeito de cada uma das provas.
Prova objetiva
Na prova objetiva, que será realizada no dia 2 de dezembro, os alunos terão quatro horas para responder a um total de 60 questões. Abaixo, segue a distribuição detalhada das questões da prova por assuntos:
Direitos Humanos - 6 questões;
Língua Portuguesa - 20 questões;
Noções de Criminologia - 5 questões;
Noções de Direito - 10 questões;
Noções de Informática - 14 questões;
Noções de Medicina Legal - 5 questões.
A prova é de caráter classificatório e eliminatório. Cada questão valerá um ponto, sendo aprovado quem acertar pelo menos 60% das questões.
Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior ao equivalente a 20% das questões em qualquer uma das matérias, ainda que no somatório final da nota obtenha índice igual ou superior a 60% das respostas corretas.
Os 714 candidatos de melhor classificação nesta etapa estarão aptos a avançar para a prova prática de digitação. Dentro deste quantitativo, já estão inclusos os 72 concorrentes com deficiência.
Prova prática de digitação
Os 714 selecionados na outra etapa realizarão prova prática de digitação entre os dias 4 e 7 de fevereiro, em Belo Horizonte. Os locais e horário de aplicação estarão disponíveis para consulta na internet no mínimo cinco dias antes da data de sua realização pelo site da Acadepol e da Fumarc.
Esta etapa tem caráter exclusivamente eliminatório. Cada dia de avaliação utilizará um texto base diferente, sendo as escolhas para cada dia e horário sendo feitas através de sorteio na data.
Os candidatos serão apresentados a um grupo de textos entre os quais um será sorteado para ser utilizado na avaliação. O sorteio determinará o texto a ser utilizado por todos os candidatos convocados para o horário.
Os candidatos que não atingirem 600 toques líquidos (TL) em até cinco minutos são considerados inaptos e automaticamente desclassificados do concurso.
Vídeo do YouTube · toque para carregar



