Professor Anderson Fumaux indica a melhor forma de estudar Contabilidade Pública nesta reta final de preparação para a prova de técnico do Tribunal de Contas do Estado RJ.
Já está no ar um novo episódio do podcast Hora do Concurso, da Degrau Cultural. O programa desta semana é focado no concurso de técnico de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, cuja prova objetiva está programada para o dia 8 de maio. Até lá, é o momento de você, concurseiro, se dedicar com afinco a um disciplina que deverá ter um grande peso na prova: Contabilidade Pública.
Para orientar o estudo dos candidatos nessa matéria, os jornalistas José Lucas Brito e Luiz Fernando Caldeira entrevistaram o professor Anderson Fumaux, que deu diversas dicas de como obter um ótimo desempenho nas questões de Contabilidade Pública na prova do concurso TCE RJ.
O convidado do podcast Hora do Concurso destacou que é extremamente importante que aqueles que sonham em ingressar no TCE-RJ dominem os conhecimentos ligados à Contabilidade, já que o tribunal é o braço técnico da estrutura governamental do Rio de Janeiro, sendo responsável pela aprovação ou não das contas pública do governo estadual.
Anderson Fumaux destacou que o caminho para ter um bom desempenho em Contabilidade Pública é iniciando os estudos por meio da matéria de Orçamento Público, já que elas estão interligadas.
“Partindo do pressuposto de que boa parte da Contabilidade Pública precisa de Orçamento Público, eu sugiro, então, que o candidato inicie os estudos pelo Orçamento Público. Se o candidato não tiver uma boa base de Orçamento Público, ele não vai entender, por exemplo, que no balanço orçamentário não existe a previsão e execução das receitas e despesas”.
Na entrevista, Fumaux também analisou o perfil de prova do Cebraspe (organizador) na disciplina de Contabilidade Pública e apontou quais os assuntos com maior probabilidade de serem cobradas no concurso TCE-RJ, para a carreira de técnico.
Por fim, ele ressaltou ainda que a realização de muitos exercícios é indispensável para sedimentar os conhecimentos na disciplina de Contabilidade Pública. “Fazer questões de prova de Contabilidade é fundamental, não tem jeito!”, afirma o professor Fumaux.
Onde ouvir o podcast Hora do Concurso?
Para ouvir a entrevista com o professor Anderson Fumaux e saber como obter êxito na prova de Contabilidade Pública do concurso TCE-RJ, basta procurar o Podcast Hora do Concurso da Degrau Cultural em uma das seguintes principais plataformas digitais de áudios:
- Spotify;
- Deezer;
- Amazon Music;
- Google Podcast;
- Tunein, etc.
Ao clicar no botão “Seguir”, em qualquer uma dessas plataformas, você será notificado toda a vez que um novo episódio do podcast Hora do Concurso estiver disponível.




