À espera de autorização do governo para poder realizar concurso público, o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, abrirá um processo seletivo para a contratação de mais de 2 mil temporários em diversos cargos, tais como enfermeiro e médico, além de funções administrativas.

A abertura da seleção ocorre após a gestão do hospital ser assumida pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), uma empresa federal. A transição começou oficialmente na última terça-feira, dia 15. A principal meta dessa mudança é resolver problemas antigos, especialmente a escassez de profissionais.

Inclusive, o Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação (INQC) foi escolhido para organizar o processo seletivo e realizar os exames admissionais, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 16.

Taxas de inscrição estão definidas

O extrato do contrato prevê a abertura de vagas para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. Inclusive, as taxas já estão definidas: R$38,70 (níveis médio e médio/técnico) e R$41,10 (nível superior).

A expectativa é de que o edital, que trará ao menos 2 mil vagas, além de cadastro de reserva, possa ser divulgado em até 45 dias.

Leia também – Concurso FeSaúde Niterói RJ terá 144 vagas

Ainda não se sabe se haverá aplicação de provas para selecionar os novos funcionários. No entanto, em seleções anteriores para hospitais e institutos do Ministério da Saúde, situados no Rio de Janeiro, o processo contou apenas com análise curricular.

No Planejamento Estratégico do Ciclo 2024-2027, o Hospital Federal de Bonsucesso já havia apontado a falta de concursos para reposição de pessoal especializado como um desafio importante.

A categoria dos hospitais federais do Rio de Janeiro cobra há anos a realização de concursos para a contratação de servidores efetivos. Em maio, uma greve dos servidores já incluía essa demanda, entre outras, dirigidas ao Ministério da Saúde.

Vídeo do YouTube · toque para carregar