Estado do Rio de Janeiro terá mais de 650 vagas de Guarda Municipal

Neste ano, uma série de oportunidades para a área de segurança pública serão disponibilizadas para concurseiros do estado do Rio de Janeiro. Entre os órgãos, chama a atenção em especial a quantidade de vagas que serão abertas para Guardas Municipais entre este ano e o início do ano que vem: são mais de 650 espalhadas entre várias cidades.

Para quem já participou do Concurso Guarda de Niterói, realizado no último dia 28 de abril, serão grandes chances de reaproveitar boa parte dos estudos e aumentar ainda mais as chances de ingressar na carreira pública, com tudo que há de direito. Confira algumas das oportunidades que estão vindo por aí:

Prefeitura de Nova Iguaçu oferecerá 400 vagas de guarda municipal

A Prefeitura de Nova Iguaçu está estudando a inauguração de sua Guarda Municipal neste ano. O processo ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade, para então criar o cargo e seu plano de carreira (que será de nível médio).

Contudo, autoridades ligadas à segurança pública do município já divulgaram estimativas de necessidades para reforçar a segurança. Seriam contratados, ao todo, 400 agentes de segurança, sendo 200 em preenchimento imediato e outros 200 através da formação de um cadastro de reservas.

"O prefeito só não criou a guarda ainda, porque precisa normalizar a folha de pagamento, mas entende a importância" explicou o vereador Alexandre Azeredo.

Prefeitura de Araruama já avalia bancas organizadoras

A Prefeitura de Araruama é outra que lançará um grande concurso público que, entre outras carreiras, oferecerá oportunidades para a carreira de guarda municipal. O Concurso Guarda de Araruama convocará 100 aprovados de nível médio, oferecendo salários de R$954.

Atualmente, a comissão organizadora da seleção analisa as propostas apresentadas por bancas. As concorrentes registradas são o Instituto de Avaliação Nacional (Ian Concursos), Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), Instituto Consulplan e Instituto Nacional de Concurso Público (INCP).

O planejamento do concurso é de que os candidatos passem por três etapas de avaliação. A primeira seria uma prova objetiva, composta por 50 questões. A segunda seria o teste de capacidade física e a terceira uma avaliação psicotécnica.

Concurso Guarda de São Gonçalo terá 150 vagas

Outra seleção para guarda municipal deverá ser o de Concurso Guarda São Gonçalo, que oferecerá 150 vagas para a corporação. A Secretaria Municipal de Administração já iniciou a abertura de licitação para escolha de uma banca organizadora.

O concurso é bastante aguardado para o segundo semestre deste ano, já que a corporação não realiza concursos desde 2010. Não há mais cadastro de reservas para recorrer e realizar convocações.

“Vamos realizar ainda este ano o concurso com 150 vagas para guarda municipal. E, estamos sempre em busca de emendas porque a nossa arrecadação é muita baixa. Já conversei com alguns deputados estaduais e federais que representam a região e é o que tem nos ajudado muito” explicou o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

 

                            Fale agora com um consultor

Publicado: 10 de May de 2019