Edital para a Força Nacional lançado na última terça-feira

Um novo edital para a área de segurança foi publicado na última terça-feira (12). A Secretaria de Segurança Pública divulgou o documento referente a um processo seletivo para militares das forças armadas, com o intuito de atuarem na Força Nacional.

Os interessados na seleção devem se inscrever na intranet da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, onde foi disponibilizado um link específico para o processo. O prazo para inscrições foi aberto no dia da publicação do edital, mas ainda não tem data de encerramento definida. Os candidatos receberão um aviso com, pelo menos, 30 dias de antecedência na área destinada às inscrições, avisando a data limite estabelecida.

Ao se inscreverem, os candidatos preenchem uma declaração afirmando atender aos requisitos do processo seletivo. Sendo assim, será necessário apresentar documentação comprobatória assim que realizados os exames da seleção.

As exigências para candidatura na Força Nacional são:

  • Ser militar da reserva remunerada das Forças Armadas;

  • Ter passado para a reserva remunerada, exclusivamente por tempo de serviço, há menos de cinco anos e com o mínimo de comportamento avaliado como "BOM", para os praças;

  • Não ter sido condenado e não estar respondendo a processo por crime praticados nas Justiças Estadual, Federal, Eleitoral e Militar;

  • Não responder na instituição de origem a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos cinco anos de serviço;
  • Possuir, no mínimo, um curso operacional;
  • Possuir, no mínimo, cinco anos de experiência em atividade operacional em unidade especializada; e
  • Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B, com validade superior a seis meses na data de inscrição.

As convocações do processo seletivo ocorrerão de acordo com as necessidades do Governo Federal, frente a eventuais problemas de segurança e ordem públicas nos Estados da União. Sendo assim, será formado um cadastro de militares na reserva remunerada das Forças Armadas.

Entenda o que é a Força Nacional

A Força Nacional foi criada através do Decreto nº 5.289, assinado em 29 de novembro de 2004. O programa é uma iniciativa do Governo Federal com o intuito de preservar a ordem pública, a segurança e o patrimônio nacional em situações de emergência ou calamidade pública.

O grupo funciona por meio de acordos de cooperação entre os estados e a União, atuando no policiamento ostensivo em casos de perturbação da ordem pública; além de fazer a segurança de pessoas e do patrimônio. É como uma força que fica em stand by até que seja necessária sua atuação, ajudando a manter a sensação geral de segurança.

A Força Nacional fica sediada em Brasília, Distrito Federal, no Batalhão Escola de Pronto-Emprego (Bepe). Ela conta com o apoio de policiais civis, federais e rodoviários no monitoramento e resolução de suas possíveis atividades.

 

                      Fale agora com um consultor

Publicado: 14 de November de 2019