Dicas para aumentar suas chances de ser aprovado em um concurso público

Confira algumas dicas imprescindíveis para quem quer ser aprovado em um concurso público!

Para quem está entrando ou pensando em entrar neste mundo dos concursos públicos, o receio e o medo são sentimentos comuns. Isso porque a concorrência costuma ser acirrada. Então, para que o candidato alcance as primeiras colocações, que garantirão a entrada no serviço público, é inevitável que sacrifícios sejam feitos. Serão necessárias horas e mais horas de estudo, além de abdicar de muita coisa por um certo tempo.

Mas muitos concurseiros ainda acreditam no fator sorte, não estudam e deixam tudo nas mãos do destino. São aqueles que quando não conseguem a aprovação em algum concurso, acabam se justificando, dizendo que "não tiveram sorte". Mas será mesmo que foi por falta de sorte? Será que a sorte é um fator tão determinante assim para interferir no resultado final de um concurso público?

É verdade que a sorte pode ser uma aliada do concurseiro que deu valor à preparação inicial. É sortudo quem estudou exatamente o conteúdo que foi cobrado nas provas, por exemplo. Também é sortudo quem domina o tema da prova discursiva. E é sortudo quem se preparou fisicamente para se sair bem no teste de aptidão física. Vez ou outra pode ser que aconteça de um candidato responder uma questão no “chute” e acertar? Pode. Mas, em geral, a sorte vem para aqueles que se prepararam.

Então, descubra neste artigo como se preparar de maneira adequada e aumentar suas chances de ser aprovado em um concurso público!

1 - Nunca deixe para estudar em cima da hora

Inicie sua preparação com bastante antecedência, de preferência antes mesmo da publicação do edital. O programa do concurso anterior pode servir como base para esse início. 

Começando com antecedência você também tem tempo hábil para planejar a sua preparação. Além disso, como você vai iniciar seus estudos muito antes de diversos concorrentes, o que já te dá uma vantagem sobre a maioria dos candidatos (que costumam deixar tudo para a última hora e não têm tempo de estudar todo o conteúdo  de maneira consistente). 

2 - Pesquise o máximo possível sobre o concurso e o cargo em questão

Procure saber tudo sobre o concurso que você vai prestar e sobre o que faz o profissional em questão. Para isso, recomenda-se que se procure uma orientação pedagógica experiente. Essa atitude é fundamental e não custa nada. 

3 - Estude intensamente todas as disciplinas do conteúdo programático

O estudo deve ser intenso, pois basta um deslize em uma das disciplinas para a conquista da vaga tornar-se mais difícil. Não basta dominar bem uma ou outra disciplina; é preciso uma boa performance em todas. 

4 - Tenha um plano de estudos para seguir

É muito importante também, organizar um plano de estudos. E procure aproveitar todo tempo possível. Não há alternativa. Os especialistas recomendam que, além de um curso, o candidato separe um tempo para estudar em casa sozinho. 

5 - Faça revisões e exercícios

Em seu plano de estudos, reserve tempo para fazer constantes revisões da matéria e muitos exercícios, segundo os especialistas, a melhor maneira para fixar todas as disciplinas.

6 - Mantenha-se atualizado

Além de estudar os conteúdos didáticos voltados para cada concurso, uma boa dica é se manter por dentro das últimas notícias do país e do mundo. Muitos concursos cobram questões sobre atualidades ou inserem temas recentes em questões de outras temáticas. Portanto, estar atualizado sobre o que acontece no mundo pode ser de grande valia.

7 - Mantenha o pensamento positivo e acredite em você

Por fim, o concurseiro não deve se impressionar com o número de inscritos no certame. Até porque, nem todos são realmente candidatos. Tem gente que está ali, mas nunca nem pegou em um livro para estudar. Então, concentre-se em você, lembre-se do quanto você se preparou para estar ali e dê o seu melhor!

8 - Não desanime

Embora o ideal seja conquistar a vaga logo no primeiro concurso realizado, muitas vezes isso não é possível. Muitos candidatos só conseguem conquistar a vaga após uma segunda ou terceira tentativa. Se este for o seu caso, não se deixe levar pelo desânimo! O importante é não desistir, não desanimar e continuar lutando!

 

Quer mais uma ótima dica de como passar em um concurso público? Inicie agora mesmo seus estudos com a Degrau Cultural: desde 1983 aprovando os primeiros colocados em concursos públicos no Brasil. Conheça nossos cursos online, presenciais e Degrau Live.

Publicado: 14 de October de 2020